18/11/2016 15:00:04
Saúde
Técnicos do Litoral Norte são capacitados para implantação do prontuário eletrônico
Ação aconteceu nesta sexta-feira (18), no Laboratório de Informática na Sesau
Foto: Olival SantosCapacitação foi direcionada aos técnicos de São Luiz do Quitunde, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, Porto de Pedras, Japaratinga, Porto Calvo, Maragogi e Jacuípe, que integram a II Região de Saúde
Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) capacitou, nesta sexta-feira (18), os técnicos dos municípios do Litoral Norte sobre a implantação do prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde. A ação ocorreu no Laboratório de Informática da Sesau, localizado no bairro Jaraguá, em Maceió.



A capacitação foi direcionada aos técnicos de São Luiz do Quitunde, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, Porto de Pedras, Japaratinga, Porto Calvo, Maragogi e Jacuípe, que integram a II Região de Saúde.



Além dos municípios desta sexta-feira (18), serão capacitados os técnicos dos 102 municípios, conforme cronograma informado às Secretarias Municipais de Saúde. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, o prontuário eletrônico deve ser implantado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), até o próximo dia 10 de dezembro.



De acordo com a gerente de Atenção Primária da Sesau, Tânia Queiroz, o prontuário eletrônico vai melhorar a assistência, porque permite o acompanhamento do paciente, desde a primeira visita domiciliar, realizada pelo agente comunitário de saúde, até a atenção hospitalar. A iniciativa vai localizar o agente de saúde em tempo real e concentrar as informações sobre os pacientes.



“Isso vai possibilitar mais acesso às informações importantes sobre o histórico dos pacientes, além de mais segurança e resolutividade”, destacou Tânia Queiroz. A gerente destacou, ainda, que o novo modelo permite um acesso mais rápido aos problemas de saúde do paciente, otimizando as decisões dos profissionais e a efetividade dos tratamentos realizados, além de contribuir para a redução de custos.



“Com mais eficiência e celeridade, toda a sociedade ganha. O profissional tem mais acesso à informação e o paciente mais segurança em seu tratamento. A implantação do prontuário eletrônico garante que o paciente do Sistema Único de Saúde tenha acesso a um cuidado mais completo”, reforçou Tânia Queiroz.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.