Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), portadores de câncer que residem no interior alagoano, passam a contar com um serviço especializado e humanizado, graças a adesão dos hospitais Afra Barbosa e do Centro Hospitalar Manoel André - Chama, em Arapiraca.
O termo de adesão ao Plano Estadual de Oncologia foi assinado na tarde desta terça-feira, 20, pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska; o secretário municipal de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa; e os representantes das duas unidades hospitalares Bertha Baere e Afra Barbosa, em solenidade realizada no auditório do Centro de Referência Integrado.
Antes da assinatura do termo de adesão, o secretário Ubiratan Pedrosa, falou da importância do Plano Estadual de Oncologia, que irá contribuir para melhoria dos serviços prestados aos portadores de câncer da região, destacando que o tratamento começará a partir da atenção básica, onde após a identificação da doença, o paciente será encaminhado para o atendimento especializado.
"Desde o ano passado, que começamos a viabilizar o Plano Estadual de oncologia, a partir de estudos que foram feitos com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde, com base na portaria 140 do Ministério da Saúde", disse a secretária Rozangela Wyszomirska. Acrescentando que o plano irá garantir aos portadores de câncer um atendimento especializado e dentro da política de humanização.
Ainda durante a solenidade, a gestora da Saúde destacou que os pacientes ao suspeitarem da doença passarão pela atenção básica em seu município de origem, e em seguida serão encaminhados para um Cacon ou Unacon, em Maceió nos hospitais do Açúcar, Universitário e Santa Casa e, em Arapiraca, o Chama e Afra Barbosa. E, se o exame for positivo iniciará imediatamente o tratamento.
Para as representantes dos Hospitais Chama e Afra Barbosa, Bertha Baere e Afra Barbosa, essa é mais uma parceria que irá beneficiar centenas de pessoas que estão com câncer nos municípios da região, dando um atendimento de qualidade e com a possibilidade de ser curado, já que tudo começará na atenção básica.
As Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e os Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons) irão realizar 500 consultas especializadas, 640 exames de ultrassons, 160 endoscopias, 240 colonoscopias, além de 200 exames de anatomia patológica. Para assegurar o atendimento integral, o Plano de Oncologia vai garantir um incremento de 19,5 milhões por ano para a área.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308