Aconteceu na manhã desta terça-feira (26) o primeiro simulado periódico de evacuação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Trapiche da Barra. O objetivo da medida é melhorar a segurança, instruindo os pacientes e colaboradores a evacuar o prédio em casos de incidentes.
Dividida em duas etapas, evacuação e simulado de socorro prestado pela Samu, o tempo total da ação será avaliado, buscando definir possíveis melhorias para o simulado.
O plano fez parte da "Semana da Segurança do Paciente", que exercitou a filosofia do treinamento contínuo, desenvolvido pela administração do Instituto Saúde e Cidadania, organização que dirige a unidade.
Segundo o técnico de segurança Douglas Teixeira, o simulado é uma exigência para que a UPA possa ser creditada pela Organização Nacional da Creditação. "Estamos em busca da creditação, fizeram algumas exigências para que houvesse melhorias de medidas de segurança aos pacientes e colaboradores da unidade", disse.
A diretora da UPA, Mariana Fragoso, ressaltou a importância de preparar toda equipe para uma possível emergência. "Com o simulado, podemos instruir nossos colaboradores a sair da unidade em caso de uma ocorrência real, como uma situação de emergência, ou incêndio e demonstramos a remoção adequada dos pacientes".
Com um atendimento 24 horas por dia, a UPA do bairro do Trapiche conta com aproximadamente 365 atendimentos diários.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308