Cinco clínicas de Maceió vão reunir oftalmologistas de várias partes do país para atender cerca de 500 crianças e idosos de instituições de caridade nesta segunda-feira (3). A ação faz parte das atividades do Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO2018), que acontece entre os dias 5 e 8, no Centro de Convenções de Maceió, reunindo especialistas brasileiros, estrangeiros e acadêmicos, para discutir inovações tecnológicas, casos clínicos recentes e o desenvolvimento de medicamentos para a oftalmologia.
A coordenação local da ação que vai promover os atendimentos gratuitos é feita pelo presidente da Sociedade Alagoana de Oftalmologia, Carlos Anchieta. Segundo ele, todas as consultas foram agendadas previamente e os pacientes são oriundos das instituições Casa do Pobre, Mãos que Ajudam, Lar São Francisco de Assis, Lar das Meninas, Lar São Domingos e Abrigo Luiza de Marillac.
Os pacientes serão distribuídos entre as clínicas IOM, Oculare, Hospital de Olhos Santa Luzia, Instituto da Visão e Hoftalmo. Ao fim dos atendimentos, serão ofertados gratuitamente óculos, numa parceria com o CBO2018, Óticas Carol e Essilor. Os vouchers desses óculos serão entregues no dia 7 de setembro, logo após o CBO Esportes - Corrida pela Visão, que ocorre no feriado às 6h30, na Praia da Ponta Verde. Já para os idosos que precisem de intervenções cirúrgicas como glaucoma e catarata, o procedimento será imediatamente marcado no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os presidentes do CBO2018, João Marcelo Lyra e Mário Jorge Santos, destacaram que a ação mostra a preocupação dos oftalmologistas com a parte social. "São esperados quatro mil médicos de todo o Brasil presentes em Alagoas para discutir inovação e os avanços da oftalmologia. Antes disso, alguns deles se dispuseram voluntariamente a contribuir com quem precisa", declarou João Marcelo.
"Esta ação terá uma grande importância social e, principalmente, educacional. Durante a divulgação será possível passar para a população a grande importância do exame de refração para prescrição de óculos, a ser realizado por um médico oftalmologista. Muitas vezes, durante estes exames, são detectadas doenças graves que estão sem nenhum sintoma. O diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para a grande maioria das doenças que atingem a visão", declarou o oftalmologista Davi Lucena, presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia.
Fonte: Assessoria
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308