Com o propósito de dar continuidade à construção do modelo de gestão do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicações e Serviços (Polo de Tics), a Comissão aprovada pelo Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Cecti), decidiu se dividir em grupos de trabalho para acelerar as atividades. Essa decisão foi tomada durante a reunião que aconteceu ontem, terça-feira (16), na sede da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea).
Com o objetivo de elaborar o plano de ocupação, foram formados três grupos de trabalho: para levantar as demandas do setor empresarial de tecnologia da informação de Alagoas; para levantar as demandas da comunidade acadêmica e para construção do modelo jurídico. Esses GTs devem se reunir antes do próximo encontro da Comissão, que acontecerá no dia 27 de setembro.
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, essa divisão é importante e estratégica, pois, com ela, os membros da comissão poderão “se debruçar diretamente nas atividades específicas das necessidades do modelo de gestão”, afirmou o secretário. Os resultados de cada GT deverão ser apresentados na próxima reunião.
Ainda durante a reunião foi apresentado o trabalho que a Secti vem desenvolvendo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) sobre o Fundo de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Educação Superior (Fundectes). A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) mostrou o planejamento estratégico do APL de TI.
A comissão é formada por representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Maceió, da academia e das empresas do segmento de tecnologia e inovação.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308