O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) efetivou, na segunda-feira (7), a primeira assinatura on-line no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma que irá desburocratizar procedimentos administrativos do órgão.
De acordo com o diretor de Gestão Interna da Embratur e responsável pela primeira assinatura on-line no sistema, Tufi Michreff, o programa dará mais transparência às ações do Instituto e irá melhorar os serviços prestados ao cidadão.
“A plataforma é intuitiva e traz várias vantagens. O usuário poderá, por exemplo, tomar conhecimentos de licitações e até mesmo assinar remotamente qualquer documento que tramite no SEI. Além disso, com a economia do uso de papel e a aceleração dos processos, haverá considerável economia do dinheiro público.”
Plataforma
A plataforma engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência e a eficácia administrativa. Desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos.
As principais características são a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.
De acordo com o coordenador-geral de Marketing Digital, Marcelo Ribeiro, o tempo de respostas das ações de cada servidor irá diminuir, “uma vez que o trâmite processual será otimizado”.
O programa pode ser acessado remotamente por qualquer navegador. Isso possibilita que os usuários trabalhem a distância e, por exemplo, assinem remotamente contratos e outros tipos de documentos.
O sistema também gerencia a criação e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308