29/07/2018 15:30:07
Tecnologia
Projeto de irrigação inteligente é apresentado na SBPC Jovem
Pesquisa foi desenvolvida por alunos do primeiro ano do curso técnico integrado de Informática do Ifal Arapiraca
Divulgação

Quatro estudantes do Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, orientados pelo professor Fernando Tenório, apresentaram no sábado, 28, na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Jovem, o protótipo do projeto ?Sensor Smart?, que tem o objetivo de ajudar pequenos produtores rurais com um sistema de irrigação inteligente e sustentável de baixo custo.

 

De acordo com os alunos Arthur Brito Ribeiro, Eduardo Roger Melo Mendonça, Manuel Eduardo Nascimento Antunes e Janderson dos Santos Melo, o ?Sensor Smart? analisa a umidade do solo por meio da sua condutividade elétrica, quanto mais úmido, mais condutivo fica o solo. Então, o sensor liga ou desliga o sistema de irrigação, através de um software que interpreta os dados. Assim, é utilizada apenas a água necessária para irrigar a plantação.

 

Em abril, o projeto foi aprovado para a segunda etapa do Avant IF, uma competição de ideias inovadoras voltada para alunos, servidores e egressos do Ifal. O evento foi realizado pelo campus de Santana do Ipanema, onde o projeto foi divulgado pela primeira vez. E no mês de julho, o projeto venceu o desafio "Empreender grande, desde pequeno" no Trakto Marketing Show, considerado o maior evento de marketing, inovação e vendas do Nordeste.

 

Desde então, a equipe trabalhou para melhorar o protótipo e desenvolveu equações que analisam tensão e correntes a serem injetadas no solo em relação à distância dos sensores e nível de umidade pretendido para o sistema de irrigação. "As equações são em função da primeira e da segunda Lei de Ohm. Elas vão permitir que a gente encontre algumas variáveis, por exemplo, resistência e voltagem. A gente trabalha com uma corrente elétrica que não dê uma descarga elétrica, um choque. Essas fórmulas nos permitem fazer isso. E nós também conseguimos ter o cálculo com base no comprimento e na área utilizada para a plantação", explica Arthur Ribeiro.

 

"A próxima etapa é colocar o projeto para funcionar no gramado do novo campus do Ifal Arapiraca. Será um protótipo maior, em grande escala. Do campus, a gente segue para outros desafios", conta o professor Fernando Tenório.

 

Sobre a SBPC

 

A reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência foi realizada pela Universidade Federal de Alagoas até este sábado, 28. O evento é considerado o maior da América Latina na área de Ciência e Tecnologia. Este ano, o tema foi "Ciência, Responsabilidade Social e Soberania".

 

 


Fonte: Assessoria

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.