Os membros do Comitê Científico, formado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizaram a primeira reunião nesta quinta-feira (18), na sede da secretaria. O intuito é discutir as ações que irão dar origem ao Centro Interativo de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas. O grupo é formado por paleontólogos, museólogos, filósofos, professores universitários, físicos, sociólogos, entre outras áreas estratégicas para construção da narrativa do Centro.
Nessa reunião, os membros do comitê começaram a definir os pontos que compõe a primeira etapa do projeto que consiste em analisar pesquisas já produzidas, propor nomes de pesquisadores que produzirão argumentos com a Secti, realizar a transposição dos argumentos para a linguagem de centro interativo e avaliar a adequação dos argumentos e suas transposições.
Posteriormente, serão realizadas mais duas outras etapas, que serão a elaboração do planejamento do Centro e a implantação, totalizando três momentos que culminarão na sede do Centro, que funcionará no bairro do Jaraguá.
Para o secretário da Secti, Pablo Viana, esse momento representa o pontapé na elaboração do projeto. “A parceria dos pesquisadores conosco reflete a proatividade e a força-tarefa que está sendo construída para que tenhamos um espaço de popularização da ciência com uma função social”, disse o secretário.
O centro tem o propósito de ser um espaço científico-cultural que dialogue com a educação, valorizando a observação científica, a experimentação, a reflexão crítica, a criatividade e a inovação, além de estimular vocações científicas com o público infanto-juvenil.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308