13/08/2016 12:30:09
Tecnologia
Sistema Supervisório otimiza rede de distribuição de gás natural do Estado
Tecnologia permite controlar rede de gasodutos, a distribuição do gás natural e o volume de consumo dos clientes monitorados
Ascom/AlgásMonitoramento é realizado de dentro da própria sala de controle da Algás
Agência Alagoas

A rede de distribuição de gás natural de Alagoas conta com um moderno sistema de monitoramento e automação, conhecido como Sistema Supervisório. De acordo com a distribuidora alagoana de gás natural, a Algás, essa tecnologia possibilita um maior controle da rede de gasodutos.



“Quando o sistema identifica qualquer alteração que fuja dos padrões estabelecidos, a equipe da Algás é avisada de imediato, o que nos permite agir de forma mais rápida e eficiente, garantindo maior segurança para os clientes”, informa o coordenador de Operações de Rede da Algás, Felipe Matuzenetz.



Ainda de acordo com Felipe, na última quinta-feira (11), a válvula de bloqueio da rede de distribuição de Penedo foi acionada pela primeira vez em uma situação real. A intenção era controlar a pressão do gás natural distribuído para um posto de combustível que comercializa Gás Natural Veicular (GNV) no município.



“Até então, só tínhamos acionado as válvulas de bloqueio em situação de teste. Dessa vez, precisamos acioná-la em uma ação operacional e obtivemos êxito, o que comprova a eficiência do Sistema Supervisório. Lembrando que esse trabalho é realizado de modo remoto, operado de dentro da própria sala de controle da Algás, e não precisamos nos deslocar até o município de Penedo”, explica Felipe Matuzenetz.



Sistema Supervisório



Trata-se de um sistema de monitoramento e automação que acompanha desde a pressão do gás na rede até o consumo de cada cliente monitorado. Por meio dele é possível controlar as variáveis que envolvem a rede de gasodutos, a distribuição do gás natural e o volume de consumo dos seus clientes.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.