Com a suspensão na emissão dos passaportes, muitas pessoas repensaram os destinos de suas viagens e intercâmbios.
Desde o dia 27 de junho, a confecção de passaportes no Brasil está suspensa por tempo indeterminado, por falta de verba.
Alguns locais, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela permitem a entrada de brasileiros apenas com o RG original.
Mas, atenção! Não pode embarcar com carteira de motorista. O RG também precisa ter foto recente, em que você esteja reconhecível. Não vale o primeiro da infância. O ideal é que o documento tenha sido emitido nos últimos 10 anos.
Para intercâmbios, as localidades mais comuns são Argentina e Chile. Além do estudo do idioma espanhol, é possível fazer cursos de idioma atrelados a um hobby, como dançar Tango, Salsa ou esquiar nos Andes. Outra vantagem é que esses locais costumam ser mais econômicos, por conta da proximidade com o Brasil e do câmbio para a moeda local.
Um pacote para estudar espanhol e tango na Argentina, por duas semanas, custa a partir de R$ 2.099. Já para aprender salsa e espanhol no Chile, o estudante vai desembolsar a partir de R$ 3.086.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308