23/11/2024
25ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

09/11/2016 20:00
Alagoas
Adeal realiza vacinação assistida em União dos Palmares
Ação visa incentivar a campanha contra a febre aftosa que teve início no dia 1º de novembro e que prossegue até o dia 30 deste mês
Proprietária da fazenda Rancho São José, Karine Ricardo, acompanha a vacinação do seu rebanho / Ascom/Seagri
Agência Alagoas

Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realizaram, na manhã desta quarta-feira (9), a vacinação assistida de animais contra a febre aftosa no município de União dos Palmares.



A ação, que tem o propósito de estimular ainda mais os criadores, foi realizada na fazenda Rancho São José e faz parte da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2016. A meta é imunizar 100% do rebanho formado por mais de 1,1 milhão de animais.



Na oportunidade, um lote de 100 bovinos recebeu a dose antiaftosa. A vacinação contou com a presença do presidente da Adeal, Rui Alves e do secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, além do superintendente do Ministério da Agricultura, Alay Correia.



“Fizemos essa ação para incentivar os criadores alagoanos a vacinar os animais e declarar. A campanha será realizada durante todo o mês de novembro. Pedimos para que eles não deixem para última hora”, declarou o presidente da Adeal, Rui Alves, lembrando que, o criador que deixar de vacinar e declarar, estará sujeito ao pagamento de multas e impedido de circular com os animais.



Segundo a Adeal, Alagoas conquistou na primeira etapa da campanha, realizada em maio deste ano, uma cobertura vacinal de 97,4%. “Todo o criador precisa vacinar o rebanho. É uma responsabilidade de todos nós. Afinal, a conquista da zona livre da aftosa trouxe ganhos significativos para a pecuária alagoana”, afirmou a proprietária da fazenda, Karine Ricardo.



“Alagoas não tem nenhum problema de aftosa. Precisamos que o produtor continue vacinando e declarando como sempre fez. A nossa meta é conquistar a zona livre da febre aftosa sem vacinação”, ressaltou o secretário Álvaro Vasconcelos.



Segundo dados da Adeal, nenhum município alagoano teve cobertura vacinal abaixo dos 90% na etapa passada da campanha que foi realizada em maio. Atualmente, o Estado conta com o status sanitário de zona livre a febre aftosa com vacinação.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas