Notícias
A oferta de capacitação para servidores é uma prática recorrente no sistema prisional. Nesta segunda-feira (19), a primeira turma do curso de Aperfeiçoamento para Fiscais e Auxiliares de Equipe das Unidades Prisionais de Alagoas foi concluída com sucesso. A iniciativa traz melhorias na execução dos trabalhos desenvolvidos nas unidades prisionais.
A capacitação, ofertada pela Escola Penitenciária, segue as diretrizes da atual gestão da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para manter um processo contínuo de valorização e qualificação dos servidores. O curso teve 40h/aula e foi dividido em três módulos: Liderança e trabalho em equipe; rotinas, procedimentos e ferramentas de segurança penitenciária; e legislação penitenciária e procedimentos de correição.
Ao longo da iniciativa, os participantes desenvolveram habilidades para autoconhecimento, liderança, além de interagir com profissionais de diferentes unidades. Para o servidor Maurício da Silva, fiscal do Presídio Baldomero Cavalcanti, a interação foi um dos pontos mais importantes. “O curso é de grande utilidade, pois possibilita o contato com os outros fiscais e, consequentemente, a troca de experiência”, comentou.
Alexsandro Alves também participou da primeira turma do curso. Para o auxiliar de fiscal no Presídio Cyridião Durval, a flexibilidade do horário contribuiu para a grande adesão no curso.
“O horário flexível ajudou bastante. Além disso, a temática é muito interessante, pois podemos nos atualizar sobre as normas jurídicas que abrangem o sistema penitenciário e, consequentemente, agir dentro da legalidade para promover a reintegração social”, afirmou o auxiliar.
A gerente da Escola Penitenciária, Amanda Calheiros, destaca o sucesso da capacitação, onde cerca de 90% dos fiscais se inscreveram.
“A experiência foi muito boa, o curso teve uma receptividade satisfatória. Nossa intenção era transmitir o conhecimento a cerca da rotina de trabalho e criar um canal de diálogo com os professores que estiveram aqui, além de disseminar experiências exitosas nas unidades prisionais”, concluiu Calheiros.
A segunda turma do curso de aperfeiçoamento para fiscais e auxiliares concluirá os trabalhos nesta quinta-feira (22).
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
- 23/07/2024 20:35 TRE/AL lança protocolo de atendimento humanizado à população trans e travesti
- 23/07/2024 20:19 Hospitais da Sesau disponibilizam 73 vagas de Residência Médica
- 06/06/2024 22:56 10º Prêmio Homens e Mulheres de Sucesso 2024 define atrações e homenagens
- 06/06/2024 15:32 Portal Facilita Alagoas disponibiliza serviço para correção de balanço patrimonial