24/11/2024
25ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

02/11/2016 13:00
Alagoas
Algás realiza simulado de vazamento de odorante em Rio Largo
Companhia busca avaliar as ações necessárias para garantir o máximo de segurança e agilidade em seus atendimentos
Simulado serve para testar eficácia dos serviços, caso problemas ocorram / Foto: Algás
Agência Alagoas

A Companhia de Gás do Estado de Alagoas (Algás) promoveu um simulado de emergência na Estação de Transferência de Custódia (ETC), do município de Rio Largo, para avaliar o desempenho da estrutura organizacional de resposta no tratamento de emergências. A iniciativa também teve a intenção de mensurar a eficácia da comunicação para este caso, promovendo a integração entre os setores da companhia e com os órgãos externos.



Com apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a ação simulou um vazamento de odorante em seu sistema de odorização, por meio de um rompimento da tubulação do sistema para a tubulação de gás.



A primeira ação foi uma ligação da comunidade para o número de atendimento 24h da Algás, o 117, informando que a região de Rio Largo estava com um cheiro muito forte de gás. Após o primeiro atendimento realizado por um técnico do Atendimento Operacional da Companhia, foi dado início ao Plano de Ação de Emergência da companhia para reconhecimento da área e solicitação de apoio operacional necessário para o controle da situação.

 


Após a chegada do suporte da companhia, na tentativa do fechamento de uma das válvulas do sistema de odorização, um dos técnicos simulou uma lesão em uma de suas mãos. Diante da ocorrência, foi acionado a guarnição do Corpo de Bombeiros, que chegou em tempo hábil e realizou todos os procedimentos de primeiros socorros, simulando o encaminhamento da vítima ao HGE, para avaliação do tempo de resposta.



Para o gerente de Operações da Algás e coordenador Geral do Plano de Ação de Emergência, Julian Rodrigues, a realização periódica do simulado é importante para aprimorar a integração e o alinhamento do Plano de Ação de Emergência, verificando a sua execução e o tempo médio desde o recebimento da primeira informação até a finalização do atendimento da emergência.



“A realização do simulado é de suma importância, pois visa o atendimento a um possível caso emergencial real. Através dele, buscamos identificar o desempenho do atendimento e pontos de melhorias, para que durante uma eventual situação real o atendimento seja realizado dentro do que está estabelecido no Plano de Ação. Esse é um processo de melhoria contínua para garantir sempre o máximo de segurança e agilidade na prestação dos nossos serviços à sociedade”, destacou Rodrigues.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas