17/04/2025
27ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

27/09/2017 15:39
Alagoas
Armas de fogo foram usadas em 75% das mortes violentas em uma semana em AL
Novo projeto do G1, em parceria com especialistas, monitora casos de violência. Levantamento registrou, no período de 21 a 27 de agosto, todos os homicídios, latrocínios e suicídios do país.
Armas de fogo foram usados em 75% dos crimes violentos registrados no estado / (Foto: Jonathan Lins)

Pelo menos 75% das mortes violentas contabilizadas em Alagoas durante a semana de 21 e 27 de agosto foram provocadas por armas de fogo. No período, o estado registrou 39 mortes, das quais, ao menos 29 foram provocadas por projéteis de armas de fogo.

 


Os números integram um levantamento nacional feito pelo G1, que é o ponto de partida de uma parceria com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O projeto tem um nome: Monitor da Violência. Com uma série de iniciativas que envolvem reportagens e análise de dados, o projeto vai fazer o acompanhamento desses e de outros casos de violência.

 


Apreensões

 


No entanto, apesar da alta incidência de mortes violentas por armas de fogo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas informou que nos últimos três anos operações policiais apreenderam 5.177 armas de fogos no estado.

 


Do quantitativo, 1.278 armas foram apreendidas entre os meses de janeiro a agosto deste ano. O total de 1.912 foram apreendidas em 2016 e outras 1.987 no ano de 2015.
Desarmamento voluntário

 


Já quanto ao desarmamento voluntário – aquele em que a arma é entregue pelo proprietário por conta própria – a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) expôs que desde a retomada da Campanha de Entrega Voluntária de Armas de Fogo, em 2016, foram recolhidos 1.862 itens, sendo 138 armas e 1.830 munições.

 


Para isso, a Seprev realizou atividades em mais de 20 comunidades em Maceió e cidades do interior incentivando a entrega voluntária de armas de fogo, procedimento que é previsto no Estatuto do Desarmamento.

 


Campanha

 


De acordo com Seprev, os interessados em entregar uma arma de fogo podem procurar um dos ônibus itinerantes da Secretaria para retirar uma guia de trânsito, documento que permite o deslocamento da arma até o local da entrega. E ao fazer a entrega do item, o voluntário é bonificado com valores entre R$ 150 e R$ 450, dependendo do porte da arma.

 

Fonte: Seprev

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas