Notícias
A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), formada por órgãos de primeiro escalão do Governo Federal, dará suporte técnico à esfera estadual do colegiado na formatação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e na efetivação, em Alagoas, dos princípios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
A parceria foi firmada na quinta-feira (17), pelo secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, e a secretária executiva da Caisan nacional, Priscila Bocchi. “A ideia é apoiar o Estado de Alagoas no fortalecimento do Sisan, que prevê a elaboração de planos estaduais e municipais de segurança alimentar e nutricional. Nosso principal objetivo aqui é orientar o Estado e apoiar na construção do plano”, disse Bocchi.
Na avaliação da secretária executiva, a instalação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas (Caisan-AL), formada por órgãos do Governo do Estado e coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), demonstra o interesse do Executivo alagoano em avançar no debate.
“O que eu pude perceber aqui foi o comprometimento da Secretaria de Estado e a vontade de fazer um plano estadual com metas que realmente promovam uma alimentação adequada e saudável para a população alagoana, incentivando os municípios a buscar o mesmo. Os primeiros passos foram dados e agora é uma questão de dar continuidade ao processo com o fortalecimento da Caisan estadual”, observou Priscila Bocchi.
Prioridade
De acordo com o secretário Antônio Pinaud, a instalação da Caisan estadual abriu o caminho para a construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que é uma das prioridades da Seades para o próximo ano. “Estamos dedicados a implementar o Sisan em Alagoas e isso vai se concretizar em 2017, com o plano estadual. Até lá, estamos buscando a capacitação de técnicos nos municípios, para que possamos contar com equipes preparadas para executar as ações do Sistema Nacional nos municípios”, explicou o secretário.
“O Estado de Alagoas aderiu ao Pacto pela Alimentação Saudável, lançado pelo Governo Federal, e é nossa missão cumprir o que está previsto. Além disso, estamos concluindo o processo jurídico para distribuição das cestas nutricionais para 20 mil gestantes em 2017 e trabalhando para promover a inclusão produtiva de beneficiários dos programas sociais. A meta é ampliar a rede de proteção e dar mais garantias de uma vida digna ao alagoano no próximo ano”, afirmou Pinaud.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
- 23/07/2024 20:35 TRE/AL lança protocolo de atendimento humanizado à população trans e travesti
- 23/07/2024 20:19 Hospitais da Sesau disponibilizam 73 vagas de Residência Médica
- 06/06/2024 22:56 10º Prêmio Homens e Mulheres de Sucesso 2024 define atrações e homenagens
- 06/06/2024 15:32 Portal Facilita Alagoas disponibiliza serviço para correção de balanço patrimonial