Notícias
O Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura em Alagoas, que tem como finalidade erradicar e prevenir a tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes, foi reativado nesta quinta-feira (1º), em reunião no Palácio República dos Palmares. O Comitê foi criado em 2009, no âmbito da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).
Tendo entre suas diretrizes, o respeito aos direitos humanos, especialmente às pessoas privadas de liberdade, o Comitê é composto por doze representantes, com direito a um suplente cada.
Entre as instituições com assento no grupo estão a Semudh, a Secretaria de Segurança Pública, a Defensoria Pública do Estado, o Conselho Estadual dos Direitos Humanos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), Conselho Regional de Psicologia, Ministérios Públicos, Estadual e Federal e a Pastoral Carcerária.
A reunião de reativação do Comitê aconteceu na Sala dos Conselhos do Palácio República dos Palmares e contou com uma palestra do conselheiro nacional de Prevenção e Combate à Tortura, advogado Everaldo Patriota, que fez uma retrospectiva da história de criação do Comitê e sobre a violência em Alagoas.
Para a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Claudia Simões, a reativação do Comitê representa o interesse do Governo em construir e apoiar mecanismos de prevenção à violência no Estado.
Conforme a superintendente de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Rita Mendonça, “reativar o Comitê é plantar uma semente na busca pela mudança de uma cultura de violência”, afirmou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
- 23/07/2024 20:35 TRE/AL lança protocolo de atendimento humanizado à população trans e travesti
- 23/07/2024 20:19 Hospitais da Sesau disponibilizam 73 vagas de Residência Médica
- 06/06/2024 22:56 10º Prêmio Homens e Mulheres de Sucesso 2024 define atrações e homenagens
- 06/06/2024 15:32 Portal Facilita Alagoas disponibiliza serviço para correção de balanço patrimonial