Notícias
Os agricultores do Agreste alagoano comemoraram, na manhã desta quinta-feira (01), o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para a Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal), que integra o Programa de Arranjos Produtivo Local (PAPL) em Alagoas. O evento aconteceu na sede da cooperativa, no povoado Batinga, em Arapiraca.
Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar do Estado, o projeto aprovado é orçado no valor de R$ 480 mil, voltado para a compra dos produtos produzidos pelos cooperados. A ação conta com a parceria da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/AL).
Demonstrando a diversidade e capacidade de produção, a Cooperal integra três arranjos produtivos locais, sendo eles Horticultura, Mandioca e Fruticultura no Agreste. De acordo com o gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Sant'Anna, o programa possibilita a inserção dos produtos da horticultura em novos mercados.
Para a presidente da Cooperal, a agricultora Maria José Alves, a conquista é, também, o estímulo que os agricultores precisavam para darem continuidade ao trabalho na agricultura familiar.
“Nossa cooperativa é formada por mais de 120 associados. São famílias que, em sua maioria, necessitam das vendas da produção para sobreviverem. Oportunidades como essa impulsionam os agricultores e nos incentivam a continuar trabalhando, sonhando com novos mercados e com um alcance cada vez maior de compradores”, ressalta Maria José.
Participaram do evento, ainda, o vice-governador Luciano Barbosa, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e representantes da Prefeitura de Arapiraca.
PAA
Instituído pelo artigo 19 da Lei nº 10.696, e regulamentado em julho de 2012, o PAA integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo Federal (Sisan) e tem como finalidades principais a promoção do acesso à alimentação e o incentivo da agricultura familiar. O apoio aos agricultores opera-se por meio da aquisição de produtos da sua produção, com dispensa de licitação.
Os alimentos, que são adquiridos diretamente dos agricultores familiares ou de suas associações e cooperativas, são destinados à formação de estoques governamentais ou à doação para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricionais, atendidas pelas redes socioassistenciais e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
- 23/07/2024 20:35 TRE/AL lança protocolo de atendimento humanizado à população trans e travesti
- 23/07/2024 20:19 Hospitais da Sesau disponibilizam 73 vagas de Residência Médica
- 06/06/2024 22:56 10º Prêmio Homens e Mulheres de Sucesso 2024 define atrações e homenagens
- 06/06/2024 15:32 Portal Facilita Alagoas disponibiliza serviço para correção de balanço patrimonial