Notícias
Em celebração ao Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, nesta sexta-feira (30), uma ação com crianças e adolescentes da Escola Estadual Professora Maria das Graças de Sá Texeira, no bairro do Feitosa, em Maceió.
A lei 7.459, sancionada em 2013, institui o dia 30 de setembro às discussões sobre os malefícios das drogas na sociedade, principalmente em crianças e adolescentes. Para alertar o público, estiveram reunidos técnicos da Superintendência de Políticas Sobre Drogas, do projeto Anjos da Paz, do programa Rede Acolhe e dependentes químicos em recuperação.
“Não é uma data para comemorar, mas para intensificar as discussões deste mal que ainda existe, que é o crack”, disse a gerente de Recuperação e Acolhimento da Seprev, Meire da Silva.
Das 37 comunidades acolhedoras credenciadas pelo Estado, cinco são destinadas aos menores de 18 anos. Atualmente, estão acolhidos cerca de duzentos adolescentes. “Nós presenciamos, diariamente, o sofrimento dos pais levando filhos de 12 anos para serem acolhidos. Por isso estamos aqui hoje, para alertar a faixa etária estudantil. Não queremos que esses jovens sejam nossos pacientes”, ressaltou Meire da Silva.
Durante as interações com os alunos, a equipe informou que, geralmente, o consumo de bebida alcoólica é a porta de entrada para o mundo da ilusão. Por dez anos, o escritor Pedro César foi dependente do crack. Firme no tratamento, viveu o sofrimento e a vitória da recuperação. “Uma droga leva a outra. Há dois anos estou conseguindo sair desse sofrimento. Abrace os seus sonhos; não se entregue às drogas”, aconselhou.
A Seprev, por meio da Rede Acolhe, proporciona acolhimento voluntário a usuários de drogas que buscam tratamento. A alternativa é a oportunidade do encontro com a paz e convívio social. O Centro de Acolhimento fica na Avenida Tomás Espíndola, no Farol, ou acione o programa pelo telefone 0800-280-9390.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 20/04/2025 12:30 Homem morre afogado no mar da Pajuçara, em Maceió
- 19/04/2025 21:16 Quatro vítimas do incêndio em uma lancha em Maragogi continuam internadas no HGE
- 19/04/2025 09:35 Em Alagoas, Rede Acolhe ajuda milhares de pessoas a superar a dependência química
- 19/04/2025 09:31 HGE registra mais de 500 atendimentos a vítimas de acidentes de moto no primeiro trimestre
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
BUSCAR
