Notícias
A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) apresenta sábado (24), às 19h, e domingo (25), a partir das 17h, no Teatro Deodoro, o espetáculo de culminância ‘O Regresso das Borboletas’. A apresentação faz parte do projeto ‘Dança a Serviço da Educação’, desenvolvido m parceria com o Ballet Maria Emília Clark, por meio de edital.
O projeto superou as expectativas iniciais que era atender 30 crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos, de escolas públicas estaduais e municipais. Hoje, ele atende 50 estudantes gratuitamente.
Desde o inicio deste ano, os alunos têm aulas de ballet clássico, três vezes por semana, na sala de Dança do Complexo Cultural Teatro Deodoro. Além disso, estudam história da dança, disciplinas de coordenação, noções de francês e lições de cidadania.
Com o sonho de se tornar uma bailarina reconhecida, Júlia Levino, de 12 anos, é uma das 50 pessoas que participam do projeto. Ela se espelha no talento da consagrada professora. “Eu espero um dia me tornar uma bailarina famosa como a Emília Clark e ser reconhecida como ela”, diz a pequena bailarina.
Emocionada, Júlia revela que desde que subiu no palco pela primeira vez, soube que tinha encontrado seu caminho. “Naquela hora eu senti que tinha que fazer aquilo até o último dia de vida”.
Para a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf, o projeto é uma oportunidade para crianças e adolescentes. “Depois de um ano de aulas, chegamos ao espetáculo de culminância. Ano que vem, a ideia é dar continuidade em outras etapas do projeto, sempre por meio de editais. Bem como lançar novos editais que possibilitem essa democratização do ensino de ballet no Complexo Cultural Teatro Deodoro”, diz Sheila Maluf.
Maria Emília Clark, que teve sua companhia como vencedora do edital, explica que o trabalho passou por estudos variados da técnica acadêmica, repartindo vida e conhecimentos.
“Construímos um espetáculo que traduz esta força. Todos envolvidos na instigante metáfora:’O Regresso das Borboletas’, que traduz um novo instante de apoio à formação de crianças e adolescentes”, explica a bailarina.
Para desenvolver o projeto ‘Dança a Serviço da Educação’, o Ballet Maria Emília Clark recebeu aporte financeiro oriundo da Diteal, no valor de R$ 25 mil.
Continuidade
O diretor artístico cultural da Diteal, Alexandre Holanda, explica que o projeto tem 12 meses de duração e que as aulas continuarão este ano. Além disso, ainda serão realizados nove espetáculos em lugares públicos ou no Teatro Deodoro. “Agora a gente está com ‘O Regresso das Borboletas’, que é o espetáculo de culminância, neste final de semana”.
Alexandre Holanda informa que foi definida uma apresentação para novembro, no aniversário do Teatro Deodoro, na Praça Deodoro, e as outras ainda estão sendo discutidas.
“Uma apresentação pode ser feito em eventos como as comemorações dos 200 anos do Estado de Alagoas. Enfim, a gente conta com mais nove apresentações, resultado do edital, para que o público possa apreciar esse trabalho”, finalizou Alexandre Holanda.
Os ingressos para as apresentações do ‘O Regresso das Borboletas’ neste final de semana, no Deodoro, podem ser retirados uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do teatro. Mais informações pelos telefones 3315-5656, 3031-3040 e 99318- 7172.
Serviço:
Espetáculo: ‘O Regresso das Borboletas’
Data: Sábado (24), às 19h, e Domingo (25), às 17h
Local: Teatro Deodoro - Rua Barão de Maceió, S/N -Maceió
Ingressos: Entrada franca
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
- 23/07/2024 20:35 TRE/AL lança protocolo de atendimento humanizado à população trans e travesti
- 23/07/2024 20:19 Hospitais da Sesau disponibilizam 73 vagas de Residência Médica
- 06/06/2024 22:56 10º Prêmio Homens e Mulheres de Sucesso 2024 define atrações e homenagens
- 06/06/2024 15:32 Portal Facilita Alagoas disponibiliza serviço para correção de balanço patrimonial