Notícias
Quem passa pela Avenida Fernandes Lima, principal corredor viário de Maceió, sabe da necessidade de investimentos em mobilidade. Há anos a população sofre com o grande congestionamento desta via, que agora será otimizada com a implantação dos eixos viários Cepa e quartel.
O governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinaram na manhã desta quinta-feira (18), a ordem de serviço para início das obras no Complexo Educacional.
As obras do Eixo Cepa irão proporcionar uma nova alternativa viária a quem transita entre o Centro e a parte alta da capital. Antonio Silva, motorista maceioense e morador do Bebedouro, conta que faz esse trajeto todos os dias.
“Faço o trajeto pela Fernandes Lima todos os dias. Pela manhã, o trânsito é intenso, a pessoa já chega no trabalho estressado. Acredito que com a conclusão dessas obras o trânsito irá fluir melhor porque vão oferecer outras opções a quem trafega todos os dias por essa região. O congestionamento hoje na Fernandes Lima é justamente pela falta de opção”, relata.
O Eixo Cepa terá início no Ibama, no bairro da Gruta de Lourdes, estendendo-se até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, próximo à ladeira do Teobaldo.
"O Eixo Cepa terá nove quilômetros, passando pelo Cepa, pelo Ibama, área da Casal e algumas desapropriações que serão feitas. São dois eixos viários que, com certeza, servirão como grandes alternativas para a Avenida Fernandes Lima. Para gente que faz parte do governo, hoje é um dia feliz", disse Mosart Amaral.
A introdução do binário irá transpor barreiras viárias existentes como o Cepa, Hospital Portugal Ramalho e Casal. A intervenção nesses locais irá contar com recursos para sinalização e orientação do trânsito de carros e pedestres.
Além disso, os eixos viários contarão com pistas de rolamento, calçadas, iluminação pública, além de muros vazados nas propriedades, recursos que irão garantir a segurança dos pedestres que circulam na região.
Oportunidade
O secretário Mosart pontua a preocupação do governo do Estado em disponibilizar vagas de emprego na obra para moradores dos arredores onde os eixos serão implantados.
"O governador faz esse apelo à empresa para que sejam contratadas pessoas da área e assim tem sido feito, e não vai ser diferente nos eixos Cepa e no Quartel. Isso dá ideia de pertencimento da obra que está sendo executada em sua região. Isso é muito importante para as pessoas", ressaltou Amaral.
As obras dos eixos devem durar cerca de três meses. Além de servirem como vias opcionais, os binários fazem parte também das obras preliminares que antecedem a implantação do transporte de massa, que será localizado na Avenida Fernandes Lima.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
- 23/07/2024 20:35 TRE/AL lança protocolo de atendimento humanizado à população trans e travesti
- 23/07/2024 20:19 Hospitais da Sesau disponibilizam 73 vagas de Residência Médica
- 06/06/2024 22:56 10º Prêmio Homens e Mulheres de Sucesso 2024 define atrações e homenagens
- 06/06/2024 15:32 Portal Facilita Alagoas disponibiliza serviço para correção de balanço patrimonial