Notícias
As obras de mobilidade urbana, promovidas pelo Governo do Estado como a implantação dos eixos viários Cepa e Quartel, reestruturam a malha viária da capital. Visando esclarecer e informar a população quanto à execução e o funcionamento desses binários, a equipe técnica da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) está realizando uma série de entrevistas a imprensa local.
O secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenpório, esclareceu as dúvidas da população e da imprensa, em entrevista à Rádio Pajuçara FM, na tarde da última terça-feira (23).
“É uma obra que não é de grande valor financeiro, o orçamento não é nada estrondoso, mas é uma obra sonhada pela população maceioense, porque é de grande importância a todos”, ressaltou o secretário Alcides Tenório.
Questionado quanto ao número de desocupações que uma obra desse porte poderia gerar, o secretário explicou que o projeto foi idealizado integrando vias já existentes na malha viária da capital.
“O número de desapropriação não é alto. Maceió tem vias sem planejamento. O que nós estamos fazendo é criar uma conexão entre essas vias, integrando a malha viária da capital. No total serão apenas onze casas desapropriadas”, explicou o secretário.
Os eixos viários servirão como alternativa à Avenida Fernandes Lima, visando desafogar o trânsito nesta via e funcionarão em formato de binários – duas vias paralelas, de mão única e sentido contrário.
Ao Jornal do Dia, na TV Ponta Verde, afiliada do SBT em Alagoas, a superintendente de transporte e mobilidade urbana da Setrand, Roberta Rosas, explica que a população poderá terá acesso as partes baixa e alta da cidade através dos dois eixos viários.
“Por se tratarem de binários – vias de mão dupla e sentidos contrários – os eixos irão permitir com que a população possa escolher qualquer um deles para se conectar com as partes baixa e alta da cidade. Isso acaba por dinamizar o trânsito e desafogar a princial via de grande fluxo da capital, que é a Fernandes Lima”, explica.
“Na verdade, as pessoas tendem a ver a Avenida Fernandes Lima como um problema, quando na verdade é que ela é a única solução que temos. Os eixos servirão justamente para criação de novas alternativas”, ressaltou Roberta.
Trajeto
O Eixo Cepa possuirá nove quilômetros de extensão. O binário terá início no Ibama, no bairro da Gruta, se estendo até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, próximo a ladeiro do Teobaldo. Em seu trajeto, o eixo Cepa conecta as regiões Norte/Sul e Oeste da cidade. As obras acontecerão simultaneamente nos dois eixos e têm previsão de término dentro de seis meses.
Já o Eixo Quartel terá cerca de seis quilômetros de cumprimento, com início na Rua Marieta Lages, no bairro do Farol, próximo a Super Pizza, estendendo-se até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta, por trás do Hospital do Açúcar, tornando-se uma nova alternativa de circulação viária no sentido Sul/Norte e Leste da região Metropolitana de Maceió.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
- 23/07/2024 20:35 TRE/AL lança protocolo de atendimento humanizado à população trans e travesti
- 23/07/2024 20:19 Hospitais da Sesau disponibilizam 73 vagas de Residência Médica
- 06/06/2024 22:56 10º Prêmio Homens e Mulheres de Sucesso 2024 define atrações e homenagens
- 06/06/2024 15:32 Portal Facilita Alagoas disponibiliza serviço para correção de balanço patrimonial