Notícias
O diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), Carlos Dias, a superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Rita de Cássia Lima e o gerente da Emater na região do Baixo São Francisco, Aldo Toledo, visitaram nessa quarta-feira (31), o complexo industrial da Cooperativa Pindorama, em Coruripe.
O objetivo da visita foi conhecer as instalações do grupo, mas também discutir, junto ao presidente da Cooperativa, Klécio Santos, a viabilidade de uma parceria para prestação de serviços de Ater por parte do Instituto para os cooperados da Pindorama.
“Nós viemos discutir um modelo de gestão para essa parceria. Ainda é preciso aprofundar a discussão e por isso vamos nos reunir novamente na sexta-feira, em Maceió. Mas a princípio a possibilidade de estreitamento das relações entre Emater e Pindorama me anima visto que o potencial produtivo e de fortalecimento das cadeias, a partir da assistência, é muito grande”, afirmou o diretor-presidente da Emater, Carlos Dias.
A visita às instalações do complexo agroindustrial mudou a visão do gestor para as possibilidades da parceria. “Fiquei muito animado de conhecer as fábricas e poder ver como funciona o processo de produção. A Pindorama tem uma grande história e nós queremos continuar fazendo parte já que historicamente a Emater foi uma parceira. Esperamos retomar essa parceria e, com isso, fortalecer a atividade dos pequenos agricultores da região”, disse Dias.
Ainda segundo o diretor-presidente, durante a próxima reunião, marcada para a sexta-feira, em Maceió, será aprofundado os modelos de gestão para a parceria, como por exemplo a quantidade de técnicos que prestarão os serviços e principais atividades a serem assistidas.
Para o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, atividades de extensão rural junto aos cooperados estão entre os pontos principais que podem ser estimulados durante a parceria.
“Entendo que esse momento foi um momento de avanço e que esperamos tornar isso concreto, real, que com certeza vai trazer de novo para dentro da Cooperativa, uma importância uma riqueza muito forte. A cooperativa já tem assistência, mas é preciso uma assistência especializada, com viés da extensão rural e não só, por exemplo, no combate a um praga. Entendo que a Emater tem essa expertise e com certeza será muito bom”, concluiu Klécio Santos.
A equipe da Emater visitou a fábrica de sucos, onde observou desde o processo de extração até o envase das embalagens, conheceu o laticínio Pindorama, onde são embaladas o leite do Programa do Governo de Alagoas e foi também à usina de açúcar do grupo, além de ter visitado o memorial Pindorama onde pode conhecer a história do grupo, que completa 60 anos em 2016.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
- 23/07/2024 20:35 TRE/AL lança protocolo de atendimento humanizado à população trans e travesti
- 23/07/2024 20:19 Hospitais da Sesau disponibilizam 73 vagas de Residência Médica
- 06/06/2024 22:56 10º Prêmio Homens e Mulheres de Sucesso 2024 define atrações e homenagens
- 06/06/2024 15:32 Portal Facilita Alagoas disponibiliza serviço para correção de balanço patrimonial