24/11/2024
26ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

11/10/2016 07:00
Alagoas
Escola Viva exibe especial sobre Engenharia de Agrimensura
O segundo programa da série sobre “Cursos de Graduação em Engenharias” vai ao ar desta segunda (10) a quinta (13), sempre às 15 horas, pela TVE Alagoas
Escola Viva discute sobre quais são as atividades desenvolvidas na área de Engenharia de Agrimensura Escola Viva discute sobre quais são as atividades desenvolvidas na área de Engenharia de Agrimensura / Divulgação
Agência Alagoas

Você sabe o que faz um engenheiro agrimensor? No segundo programa da série sobre “Cursos de Graduação em Engenharias”, o Escola Viva discute sobre quais são as atividades desenvolvidas por este profissional e em quais empresas ele pode trabalhar.



No estúdio, Anete Carvalho recebe o coordenador do curso de Engenharia de Agrimensura da Universidade Federal de Alagoas, professor Arthur Tavares; e a estudante Rebeca Souza Borges. O programa vai ao ar de segunda (10) a quinta (13), sempre às 15h30, pela TVE Alagoas (Canal 3 da TV Aberta e 6 da NET).



O trabalho do engenheiro agrimensor muitas vezes pode passar despercebido, mas é necessário para viabilizar obras, construções e até mesmo a regularização fundiária de uma localidade.


Esse profissional é responsável por fazer os levantamentos territoriais e as medições de um espaço urbano ou rural que receberá uma construção. No Brasil, existem cerca de seis mil profissionais atuando na área de engenharia de agrimensura, mas existe mercado de trabalho para muito mais.



O curso de Engenharia de Agrimensura da Ufal foi criado em junho de 1999 e faz parte do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), que é a unidade da instituição voltada para formação de profissionais de nível superior da agropecuária. A importância da criação do curso na Ufal deu-se pela carência do profissional da Mensuração Geodésica no mercado de trabalho, tanto regional como nacional.



Durante o programa, o professor Arthur Tavares fala sobre como tem sido a procura pelo curso na Ufal; duração, quantas turmas estão em andamento; número de alunos matriculados, disciplinas etc. Informa ainda qual é o perfil do aluno para esta engenharia e se existem cursos técnicos profissionalizantes nesta área.



Também no programa, a estudante Rebeca Souza Borges, aluna do curso de Engenharia de Agrimensura da Ufal e integrante da empresa júnior Nortear, conversa com Anete Carvalho sobre como surgiu o interesse pelo curso; explica também como funciona a Nortear, que foi criada dentro do curso de Engenharia de Agrimensura; quais são as atividades da empresa e como a empresa Júnior está ajudando ela e os seus colegas durante o curso.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas