Notícias
Os usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Alagoas contam com um colegiado em defesa de seus direitos e garantias constitucionais.
Em solenidade ocorrida nesta sexta-feira (2), na Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), foi instalado o Fórum Estadual de Usuários do Suas, que assume a missão de defender os interesses coletivos dos usuários do Suas, mantendo diálogo permanente junto ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
O encontro contou com a presença da secretária executiva do Fórum Nacional de Usuários do Sistema Único de Assistência Social (FNUSUAS), Aldenora González, e serviu também para a indicação dos membros da coordenação do colegiado.
Além da instalação do fórum, o encontro teve apresentação do grupo Teatro do Movimento da População de Rua, e com a apresentação da Carta de Princípios, documento que caracteriza as funções e princípios fundamentais do Fórum Nacional e dos Estaduais.
De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas, Ana Tojal, é dever do Suas empoderar o usuário. “Apenas com a participação efetiva do usuário na construção da política pública de Assistência Social é que podemos garantir mais qualidade no atendimento e ter a convicção que estaremos tomando as medidas corretas. Este fórum serve para que possamos debater com eles, e ver quais são os principais pontos a serem trabalhados por nós”, disse.
O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, destacou a importância do fórum para as atividades da Seades. “O Fórum Estadual de Usuários do SUAS é um passo gigante na política de Assistência Social do Estado, pois permite que possamos captar a voz do usuário, que é o motivo de todo o nosso trabalho”, afirmou.
Fórum Nacional
O Fórum Nacional de Usuários do Suas foi criado em novembro de 2014, durante a Reunião do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), em Salvador. A secretária executiva do Fórum Nacional, Aldenora González, destacou crescimento no número de fóruns estaduais.
“Nós sempre tivemos metas em relação ao Suas. No começo éramos apenas oito usuários participando das reuniões, e, desde a criação do Fórum Nacional, vários fóruns estaduais foram instalados.
Em dezembro de 2015, fizemos uma plenária reunindo mais de 372 usuários dentro de uma conferência nacional, o que foi algo inédito que irá fazer parte de nossa história e da história do Suas no Brasil”, disse.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
- 23/07/2024 20:35 TRE/AL lança protocolo de atendimento humanizado à população trans e travesti
- 23/07/2024 20:19 Hospitais da Sesau disponibilizam 73 vagas de Residência Médica
- 06/06/2024 22:56 10º Prêmio Homens e Mulheres de Sucesso 2024 define atrações e homenagens
- 06/06/2024 15:32 Portal Facilita Alagoas disponibiliza serviço para correção de balanço patrimonial