24/11/2024
26ºC Maceió, AL Tempo limpo
(82) 99699-6308

Notícias

02/09/2016 18:30
Alagoas
Guarnições do Corpo de Bombeiros promovem treinamento no Rei Pelé
Atividade faz parte da rotina de militares, mas há expectativa de grande público no próximo domingo
Treinamento consistiu em fazer o reconhecimento das instalações, identificando locais mais críticos que exigem ação rápida dos bombeiros, saídas de emergências, rotas de fuga e cabines de rádio / Rafael Calheiros
Agência Alagoas

Antes de um jogo decisivo que pode levar o CSA para a Série C do Campeonato Brasileiro de futebol, com a promessa de casa cheia no próximo domingo, no Estádio Rei Pelé, as guarnições que estarão trabalhando no dia do jogo realizaram treinamento na manhã desta sexta-feira (2).



A ação faz parte da rotina de treinamentos adotada pela corporação que busca a capacitação de seus militares. Porém, o treinamento tem um apelo a mais: um jogo decisivo com a expectativa de estádio lotado.



O treinamento consistiu em fazer o reconhecimento das instalações, identificando os locais mais críticos que exigem uma ação rápida dos bombeiros, saídas de emergências, rotas de fuga, cabines de rádio, arquibancadas e corredores.



Outra etapa foi um simulado de atendimento de vítimas na arquibancada alta e outra no fosso do estádio. No simulado, as guarnições de busca e resgate utilizaram escadas, cordas e macas de ribanceiras para ter acesso à vítima e iniciar o atendimento pré-hospitalar.


Por último, foi definido o melhor local para implantação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) que é, basicamente, uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada, para todos os tipos de sinistros e eventos.




Os instrutores responsáveis pelo treinamento foram os majores Valdomiro Cavalcante e Francisco Leopardi, o capitão Marcos Paulo Barbosa e o tenente Messias Feliciano. Para o major Cavalcante, o treinamento é fundamental para o preparo de possíveis situações de risco.



“A expectativa é de um grande público para a partida. É possível que muita gente nem consiga entrar no estádio. Então temos que estar pronto para possíveis ocorrências até pelo grande volume de pessoas. Então temos que manter as técnicas sempre em dia para minimizar o tempo de resposta para o atendimento à vítima”, disse.



OPERAÇÃO


Para o domingo, os bombeiros contam com duas guarnições exclusivas para o jogo, uma de busca e salvamento e uma ambulância, uma viatura de apoio, além de todo o poder operacional disponível diariamente.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas