Notícias
Considerado o celeiro da arte alagoana, o Povoado Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, será palco de ações educativas com foco no meio ambiente. Uma equipe do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) esteve no local na quarta-feira (10) para uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e artesãos. Na ocasião, foram discutidos métodos para levar educação ambiental à comunidade.
Segundo Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA, a ideia é implementar dois projetos no povoado: um, intitulado Povoado Sustentável, tem como foco a coleta seletiva. O outro projeto, Artesanato Sustentável, será voltado para os artesãos que trabalham com madeira. “Iremos emitir autorizações ambiental para que eles possa fazer o corte legal da madeira e reflorestar o que foi suprimido de forma manejada”, disse o diretor.
De acordo com Lopes, o Instituto também doará mudas, além de emitir um certificado que comprova que os artesão estão trabalhando de forma sustentável. Na ocasião, ficou decidido que uma equipe do IMA voltará ao povoado para fazer um mutirão de limpeza.
Povoado Sustentável
Durante a reunião no povoado, os técnicos do órgão se reuniram com representantes da Unidade Municipal de Educação Professor Manoel Alves para dar início ao projeto Povoado Sustentável. “A ideia é começar com a instituição educacional e estender para toda comunidade”, explicou Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do Instituto.
Visando o correto gerenciamento dos resíduos sólidos gerados, o objetivo do projeto é colaborar com iniciativas sustentáveis, realizando e apoiando ações com essa finalidade. Para Normande, a coleta seletiva é uma forma de incentivar as mudanças de atitudes e comportamento em relação ao meio ambiente: “Desta forma, os órgãos governamentais sensibilizam as diversas instituições a dar exemplo para a sociedade civil”, afirmou.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 20/04/2025 12:30 Homem morre afogado no mar da Pajuçara, em Maceió
- 19/04/2025 21:16 Quatro vítimas do incêndio em uma lancha em Maragogi continuam internadas no HGE
- 19/04/2025 09:35 Em Alagoas, Rede Acolhe ajuda milhares de pessoas a superar a dependência química
- 19/04/2025 09:31 HGE registra mais de 500 atendimentos a vítimas de acidentes de moto no primeiro trimestre
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
BUSCAR
