Notícias
“Eu tenho consciência de que o trabalho da gente pode crescer”, comentou Ana dos Santos Raimundo, presidente da Associação dos Trançados, inserida na Área de Proteção Ambiental da Marituba do Peixe, entre os municípios de Penedo, Feliz Deserto e Piaçabuçu. A afirmação feita durante reunião com o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, e após visitar locais de comércio de artesanato.
A artesã visitou centros turísticos na praia do Gunga, na Barra de São Miguel, Pajuçara e Pontal, em Maceió, e disse ter se animado com a possibilidade do trabalho com a palha de ouricuri ganhar novos mercados, no litoral sul e em outros municípios de Alagoas.
“Aquela região é linda, mas as pessoas têm que ter o pão de cada dia, ter como sobreviver. Por isso, estamos a disposição e a base do IMA também, inclusive para ser um local onde pode haver reunião, trabalho e até venda dos produtos”, comentou Gustavo Lopes, sobre a possibilidade dos artesãos organizados utilizarem a base descentralizada do órgão em Penedo, inaugurada no dia 29 de setembro.
O grupo reunido na Associação trabalha com a palha de ouricuri para produção de “bolsa de bico, boca pio, tapete, jogo americano, almofadas e luminárias. A nossa ideia agora é visitar outras associações, conhecer a história de superação para animar as pessoas que fazem artesanato lá na região”, comentou Ana dos Santos.
Em fevereiro deste ano, durante reunião do Conselho Gestor da APA da Marituba, foi definido prazo para que a equipe do IMA colaborasse com a formalização de cerca de 60 artesãs do povoado da Marituba do Peixe.
Os próximos passos agora, além de encontrar novos mercados, serão regularizar a documentação do grupo e organizar cursos de capacitação, para melhoria e inovação na produção.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 19/04/2025 21:16 Quatro vítimas do incêndio em uma lancha em Maragogi continuam internadas no HGE
- 19/04/2025 09:35 Em Alagoas, Rede Acolhe ajuda milhares de pessoas a superar a dependência química
- 19/04/2025 09:31 HGE registra mais de 500 atendimentos a vítimas de acidentes de moto no primeiro trimestre
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
- 23/07/2024 20:35 TRE/AL lança protocolo de atendimento humanizado à população trans e travesti
BUSCAR
