Notícias
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) recebeu, em sua sede, situada em Maceió, a visita de gestores da Receita Federal da região Nordeste para tratar do nível alcançado por Alagoas na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O encontro aconteceu nesta segunda-feira (19).
Ao receber os diretores, o presidente da Juceal, Carlos Araújo, iniciou as discussões sobre o projeto no Estado. Araújo destacou o desenvolvimento do sistema integrador, o Portal Facilita Alagoas, que hoje serve como base para nove estados, e o trabalho buscando uma mudança de cultura ao levar o projeto aos 102 municípios e aos órgãos integrados.
“Se hoje somos o primeiro Estado no ranking nacional feito por vocês, da Receita Federal, é por que houve ousadia desde o início da implantação. Para conseguir fazer a Redesim dar certo não é preciso somente do sistema, mas de regra de negócio e principalmente de gestão de pessoas para mostrar que não devemos informatizar a burocracia”, reforçou.
Pioneirismo
Com administração da Juceal, Alagoas foi o primeiro Estado do país a implantar a Redesim em todos os municípios. Com isso, o empresário que deseja abrir um negócio realiza a consulta de viabilidade de endereço e solicita alvarás referentes à prefeitura de forma on-line, por meio do Facilita Alagoas.
.
Para Giovanni Christian Nunes Campos, superintendente da 4ª Região Fiscal do país - responsável por Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte -, a visita à Juceal decorreu pela “excepcionalidade de Alagoas como melhor estado ranqueado”, experiência que pode ser levada a outros estados.
“Em nossa região, temos Alagoas que abre o ranking e Pernambuco que ainda está caminhando com o projeto. Estamos conversando com o Governo do Estado de Pernambuco e perseguindo soluções tecnológicas que possam ajudar, além de verificar os sistemas utilizados hoje”, adicionou.
Ao fim do encontro, o superintendente mostrou completa satisfação com o trabalho feito em Alagoas. “Há muito tempo eu queria fazer essa visita. Sabíamos que existia um diferencial e que não era por acaso, mas fiquei muito impressionado com a verticalidade do trabalho, com o nível de integração e de vontade”, expôs.
Além dos 102 municípios, o Portal Facilita Alagoas conta com a Receita Federal, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), a Vigilância Sanitária, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) integrados.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 20/04/2025 12:30 Homem morre afogado no mar da Pajuçara, em Maceió
- 19/04/2025 21:16 Quatro vítimas do incêndio em uma lancha em Maragogi continuam internadas no HGE
- 19/04/2025 09:35 Em Alagoas, Rede Acolhe ajuda milhares de pessoas a superar a dependência química
- 19/04/2025 09:31 HGE registra mais de 500 atendimentos a vítimas de acidentes de moto no primeiro trimestre
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
BUSCAR
