24/11/2024
31ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

20/09/2016 18:45
Alagoas
Meteorologista palestra sobre trabalho preventivo da Sala de Alerta da Semarh
Monitoramento hidrológico será um dos temas centrais durante a apresentação que ocorre nesta terça-feira (20)
Meteorologista Vinícius Pinho em atenção aos alunos que já visitaram a Sala de Alerta da Semarh / Ascom
Agência Alagoas

O trabalho preventivo da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) recebe mais um reconhecimento nesta terça-feira (20), durante uma palestra que ocorre nesta terça-feira (20), a partir das 13h30, durante o 4° GeoAlagoas, evento desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), no Centro Universitário Tiradentes.



O meteorologista Vinícius Pinho vai apresentar um case acerca das ações desenvolvidas pela Sala de Alerta com base no monitoramento hidrológico.



“Levaremos informações relevantes sobre o trabalho da Sala de Alerta, a exemplo do monitoramento que foi executado nas enchentes de 2010. Recentemente, mais uma ação preventiva em 2015 evitou uma situação constrangedora às famílias que residem próximas ao Rio Jacuípe. Constatamos o aumento no nível do rio e encaminhamos um alerta à Defesa Civil Estadual e ao Corpo de Bombeiros, que retiraram mais de 50 famílias de maneira imediata”, recorda o meteorologista.



O reconhecimento da Sala de Alerta não é à toa. O local é um dos ambientes mais modernos para atuação dos meteorologistas, além de um analista de sistemas. Para contribuir de forma mais efetiva com o trabalho, a Semarh adquiriu um denominado de GPS Geodésico para mapear os níveis dos rios em Alagoas com maior precisão.



O GPS já está sendo utilizado, identificando as cotas de alerta e emergência nas bacias hidrográficas em Alagoas. Os últimos registros ocorreram nos municípios de São José da Laje e União dos Palmares, localizados na região da Zona da Mata, que é margeada pelos rios Mundaú e Paraíba.



GeoAlagoas



O GeoAlagoas é um evento que aborda assuntos pertinentes as geotecnologias e geoinformações e como estas influenciam os diversos setores socioeconômicos do Estado de Alagoas.



Em 2015 o evento foi organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) em parceria com o Centro Universitário Tiradentes e o Centro de Ciências Agrárias (CECA/Ufal), visando atender a técnicos, pesquisadores, profissionais e a sociedade em geral. Em 2016, a parceria continua e o evento toma proporções maiores.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas