24/11/2024
33ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

22/09/2016 23:00
Alagoas
Secretaria da Mulher promove Simpósio Alagoano de Tecnologia Assistiva
Evento, no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, encerra-se nesta sexta-feira (23)
Simpósio é realizado pela Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, e tem como propósito sensibilizar a sociedade alagoana sobre a relevância do tema / Ascom Semudh
Agência Alagoas

Avaliação e implementação da Tecnologia Assistiva, adequação postural, recursos de acessibilidade ao computador, auxílios de vida diária e vida prática foram alguns dos pontos abordados durante a palestra Compreendendo a Tecnologia Assistiva e sua contribuição para a inclusão escolar, ministrada pela professora Daianne Serafim Martins, nesta quinta-feira (22), durante a abertura do Simpósio Alagoano de Tecnologia Assistiva, no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares.



Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em educação inclusiva pela PUC-RS e professora de cursos, como educação inclusiva, Daianne disse que a participação ativa de Pessoas com Deficiência (PcD), em contextos sociais, passa pela reabilitação, uso de tecnologia assistiva, promoção da saúde funcional e desenvolvimento de habilidades.



O simpósio é realizado pela Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, e tem como propósito sensibilizar a sociedade alagoana sobre a relevância do tema, além de capacitar profissionais das áreas de educação, saúde e tecnologia da informação. O simpósio se encerra nesta sexta-feira (23).



A secretária Claudia Simões ressaltou a importância do uso da tecnologia assistiva no processo de inclusão e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência.



Entre as atividades do simpósio para esta sexta-feira, estão previstas a apresentação do relatório das conferências municipais da PcD, pelo Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, mesa redonda com o tema Tecnologias Assistivas na Perspectiva da Educação Inclusiva e palestras, a exemplo da que tem como tema Políticas públicas em tecnologia assistiva, que será ministrada pela superintendente da Pessoa com Deficiência, Dilma Pinheiro.



Entre os participantes da mesa de abertura, as presidentes dos Conselhos Estadual e Municipal da PcD, Sílvia Campos e Valquíria Lúcio, e representando as instituições de Pessoas com Deficiência, o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), João Ferreira.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas