Notícias
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, passou a manhã da quarta-feira (14) conversando com a população indígena da comunidade Jeripankó, em Pariconha. O encontro fez parte do cronograma da Seprev durante o Dia D Governo Presente, evento que disponibilizou diversos serviços do Governo de Alagoas no município.
O encontro contou com a presença de diversos líderes da comunidade indígena, que falaram sobre sua cultura e relataram suas principais carências para o secretário. “Receber um chefe de Estado é importantíssimo, pois representa que o Estado está se preocupando com as nossas necessidades. Vejo que esta secretaria tem muitas ações que podem ser desenvolvidas para os nossos povos indígenas. Aposto que, assim, irei realizar o meu sonho de não ver esse povo cada vez mais pobre”, enfatizou a representante da tribo Xucuru Kariri, índia Graciliana Wakañ.
Para o secretário Jardel Aderico, esta aproximação não vem se dando apenas com os povos indígenas, mas também com os quilombolas. “O governador Renan Filho determinou que nós da Seprev criássemos caminhos para solucionar alguns problemas destes povos tradicionais. Vamos nos esforçar para garantir os direitos destes povos, sobretudo das crianças e adolescentes que vivem nestas comunidades”, disse.
Além do encontro com os líderes das comunidades, o secretário participou de uma roda de conversas com os jovens índios. Na ocasião, ele falou sobre os programas de prevenção à violência e reforçou a atuação do governo, que vem buscando garantir um novo futuro para a juventude. “É importante ouvir a juventude para que a equipe da Seprev possa definir seu papel de prevenção à violência junto aos povos tradicionais”, destacou Aderico.
A Seprev também esteve conversando com a juventude e líderes quilombolas, na terça-feira (13), no município de Água Branca. A relação da secretaria com os povos tradicionais se iniciou ainda no começo deste ano, quando uma equipe, liderada pelo próprio secretário, visitou as comunidades quilombolas Jussara e Fillus, localizadas no município de Santana do Mundaú, Zona da Mata alagoana.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
- 23/07/2024 20:35 TRE/AL lança protocolo de atendimento humanizado à população trans e travesti
- 23/07/2024 20:19 Hospitais da Sesau disponibilizam 73 vagas de Residência Médica
- 06/06/2024 22:56 10º Prêmio Homens e Mulheres de Sucesso 2024 define atrações e homenagens
- 06/06/2024 15:32 Portal Facilita Alagoas disponibiliza serviço para correção de balanço patrimonial