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21/10/2016 09:30
Alagoas
Seplag e Ufal compartilham experiências para melhorar atendimento ao cidadão
Atividade busca promover a eficiência, a qualidade e a transparência dos serviços de atendimento, bem como facilitar o acesso de serviços ao cidadão
Encontro serviu para compartilhar experiências de sucesso / Foto: Ascom Seplag
Agência Alagoas

Participação, comprometimento, informação e transparência. É com base nestes princípios que a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) reuniu-se, nesta quinta-feira (20), com a administradora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Renata Gomes, no sentido de promover à sociedade alagoana novos meios de aprimorar os serviços ofertados pelo Governo de Alagoas.


Considerando a legislação vigente, na esfera federal, sobre prestação de serviços ao cidadão, a Ufal publicou recentemente uma Carta de Serviços, que instrui toda a comunidade acadêmica sobre a sua gama de serviços, obedecendo ao Decreto nº 6.932/2009. Como a Seplag atua na oferta de serviços, que se estendem a toda a população alagoana, o encontro foi importante na idealização de resultados por meio da Secretaria do Planejamento.


Thiago Ávila, superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), ressalta a intenção de catalogar e simplificar o acesso dos serviços ao público alagoano e, para isso, conhecer a experiência da Ufal foi primordial.


“A Seplag está buscando soluções criativas para melhorar a qualidade do serviço que chega a cada cidadão alagoano. Por ser um instrumento de transparência, estaremos contribuindo para o fortalecimento da democracia, permitindo que o cidadão se aproxime mais da gestão pública, por meio de informações de qualidade sobre os serviços governamentais”, ressalta Thiago.


Luciano Modesto, superintendente das Centrais de Atendimento ao Cidadão Já!, também frisa a importância de subsídios que aprimorem soluções à sociedade. Para o gestor, poder facilitar a oferta de informações para o cidadão que procura onde emitir a segunda via de seu RG ou emitir seu passaporte, por exemplo, é uma prova de eficiência na gestão pública.


“Com acesso à orientações, o cidadão é beneficiado, pois não precisa desperdiçar seu tempo nem recursos buscando informações sobre serviços. Estas informações estarão online, a exemplo do que já acontece atualmente com o app Já! Mobile”, frisou Modesto.


Para Christian Teixeira, secretário do Planejamento e Gestão, é necessário que a administração pública atue publicamente.


“A promoção do acesso à informação pública é uma política essencial para um Estado que pretende gastar melhor e promover maiores ganhos sociais com seus investimentos. É urgente que a transparência das ações da Administração Pública deixe, efetivamente, de ser um assunto reservado e passe a ter publicidade real e concreta, conforme determina a Constituição Federal”, finaliza o gestor da pasta.

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