22/11/2024
27ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

04/02/2018 10:03
Alagoas
Seprev alerta sobre os perigos de violação dos direitos durante carnaval
Durante período festivo, aumenta o número de denúncias de casos de violência infanto-juvenil
/ Ilustração

Com a chegada dos festejos carnavalescos, a atenção a crianças e adolescentes que queiram brincar na folia deve ser redobrada. Nesse ambiente, os riscos são agravados, informa Esvalda Bittencourt, secretária de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). "Grandes aglomerações favorecem o desaparecimento de crianças e violação de direitos, como exploração de trabalho infantil e abusos", explica.

 

Para fortalecer a segurança dos pequenos foliões, a Seprev faz um alerta, por meio de uma campanha digital intitulada "Brinque o carnaval sem brincar com os direitos das crianças e dos adolescentes". O objetivo é conscientizar a população sobre o tema e prevenir todas as práticas de violação dos direitos infanto-juvenil.

 

"A iniciativa é uma forma de fortalecer a construção de uma cultura em que a população tenha consciência do papel no combate à todos os tipos de violação dos direitos da criança e do adolescente", enfatizou Esvalda Bittencourt.

 

Entre as principais violações está o abuso de álcool e de outras drogas, o trabalho infantil e a exploração sexual, que vitima principalmente meninas.

 

"Temos que estar alertas para situações em que essas adolescentes estejam vulneráveis e para combater qualquer tipo de abuso – físico ou psicológico – que possa ocorrer na multidão", alertou o superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Edimilson Teixeira.

Central de Denúncias

Quem presenciar qualquer situação de violação dos direitos de crianças e adolescentes, deve reportar a ocorrência a um agente público, que tomará as providências. Denúncias que demandem soluções menos imediatas podem ser feitas em nível local por meio do call center da Seprev (0800.280.9390) ou pela central de denúncias nacional, lingando no Disque 100.

 

 

 

Fonte: Assessoria

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas