Notícias
Há quem diga que o serviço público é cheio de desafios. Se a afirmativa é, de fato, verdadeira não podemos saber. No entanto, nesse espaço há diversas histórias que compõem um universo grandioso. Uma dessas histórias é de Maria Emília Tomé dos Santos, servidora pública efetiva da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) há exatos 34 anos.
Nascida em Traipu, cidade localizada a 187 km da capital e um dos interiores mais pobres do Estado, dona Emília, como é chamada pelos colegas de trabalho, possui um jeito encantador e um ritmo de produção surpreendente para a quantidade de anos dedicados ao serviço público.
Por conta de sua eficiência e apreço para com o serviço, a servidora foi reconhecida pelo Governo do Estado e, no dia 26 de outubro, será uma das agraciadas com a Medalha do Mérito Silvio Carlos Luna Vianna, honraria entregue anualmente para os dez melhores servidores do Estado.
“É uma honra receber esta medalha. O trabalho que realizo na Seplag é feito com muito carinho e dedicação. Acredito, inclusive, que a principal coisa que devemos ter como servidor público é, justamente, o amor em servir à população. Fiquei lisonjeada em receber a notícia de que serei uma das agraciadas este ano,”, contou dona Emília.
A história da servidora mostra o quão importante é a sua presença na máquina pública local. Ela é uma das grandes responsáveis pela manutenção e organização dos processos prestados pelo poder público, em qualquer nível, no Estado de Alagoas.
Iniciou suas atribuições como Oficial de Cadastro na Chefia de Gabinete da Secretaria de Administração, em 1982. Foi enquadrada como Oficial de Apoio Técnico e, durante o período de férias do titular do Gabinete, era designada para responder pelo expediente da Chefia de Gabinete. Não é à toa que todos são unânimes em dizer que dona Emília sabe bem como fazer o seu ofício.
Hoje, enquadrada como Assistente de Administração, a servidora é a grande responsável pelo recebimento de todos os processos dos mais de 70 mil servidores públicos alagoanos, ativos e inativos, e, consequentemente, de fazer a distribuição por matéria para cada setor responsável por seu andamento.
“São mais de 400 processos diários que passam pela mão de dona Emília. Processos que são, na verdade, a vida funcional de diversos servidores. E podemos perceber como ela trata todo esse material com muito carinho. São exemplos como o dela que fazem com que possamos afirmar o quanto os servidores agraciados são importantes para a administração pública. Nenhum país sobrevive e nenhum governo funciona sem o corpo de servidores públicos, responsáveis pelas tarefas diárias”, pontua o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, ao ressaltar que a dedicação ao serviço público, fundamentada nos princípios da responsabilidade e da ética profissional, é uma das mais importantes formas de exercitar os verdadeiros pressupostos da cidadania.
Alagoana, esposa e mãe. Não restam dúvidas de que dona Emília tem um papel crucial e pode ser considerada como um exemplo de dedicação para todos os outros servidores públicos de Alagoas. E se a vida profissional desta servidora é marcada pelas surpresas impostas pela realidade socioeconômica do Estado, a sua vida pessoal também é repleta de causos emocionantes.
“Desafios a gente sempre encontra, mas o amor em servir às pessoas, a oportunidade de construir um melhor lugar para meus amigos e familiares e a ideia de contribuir para a criação de uma nova Alagoas são pontos fundamentais para mim. Ao longo dos meus 34 anos de serviço público, fica cada vez mais claro o amor que tenho por minhas atribuições. Tento fazer todas elas com muito afinco e responsabilidade, pois sei a importância do meu papel como servidora”, conta dona Emília.
Medalha Silvio Vianna
Tradicional no calendário das comemorações do Mês do Servidor, a outorga da Medalha do Mérito Silvio Carlos Luna Vianna é um dos eventos mais esperados do ano. Na oportunidade, dez servidores públicos estaduais serão agraciados com a honraria, em resposta ao trabalho dedicado ao serviço público ao longo dos anos.
Em 2016, além de serem prestigiados por colegas de trabalho, familiares e dezenas de pessoas, os dez servidores públicos selecionados receberão a medalha outorgada das mãos do governador do Estado, Renan Filho, durante a solenidade oficial que, conforme calendário oficial das festividades do Mês do Servidor 2016, ocorrerá no dia 26 de outubro, em Maceió.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 30/07/2024 08:49 Inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego estão abertas
- 23/07/2024 20:35 TRE/AL lança protocolo de atendimento humanizado à população trans e travesti
- 23/07/2024 20:19 Hospitais da Sesau disponibilizam 73 vagas de Residência Médica
- 06/06/2024 22:56 10º Prêmio Homens e Mulheres de Sucesso 2024 define atrações e homenagens
- 06/06/2024 15:32 Portal Facilita Alagoas disponibiliza serviço para correção de balanço patrimonial