Notícias
De janeiro até o início de junho desse ano o Amapá registrou queda nos casos confirmados de dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os números são da Superintendência de Vigiância em Saúde (SVS) que destacou os casos de dengue, que reduziram 57%.
Apesar da queda, gradual nos últimos anos, sete municípios do estado apresentaram nos primeiros meses desse ano risco de surto ou alerta para a infestação pelas doenças. Os dados integram o Levantamento Rápido de Índices de Infestação (LIRAa).
Das enfermidades, os registros de dengue reduziram de 696 no mesmo período do ano passado para 394 atualmente. Nas confirmaçõesde chikungunya, a queda foi de 81 para 77 casos e de zika, foram 7 casos em 2017, contra 6 nesse ano. Ainda não houve mortes, nem casos de microcefalia nesse ano.
A SVS recomenda que mesmo com a diminuição do registro das doenças, é importante que a população continue combatendo o vetor, evitando acúmulo de água parada em casas, quintais e terrenos baldios.
Índice de infestação
Apesar dos dados terem sido informados na sexta-feira (8) pelo Ministério da Saúde, a CVS explica que os índices do LIRAa - que apontam sete cidades com risco de surto ou infestação - são de março e abril e podem não representar a situação atual.
O levantamento mostra Porto Grande, Oiapoque e Ferreira Gomes em situação de risco e Macapá, Laranjal do Jari, Pedra Branca e Serra do Navio em estado de alerta para infestação pelas doenças.
Fonte: G1
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 20/04/2025 06:30 “Não sou doido” diz Adélio, autor do atentado contra o ex-presidente Bolsonaro
- 19/04/2025 18:00 Jornada de lutas pela reforma agrária organizou 55 ações no país
- 18/04/2025 13:45 Aeroportos da Infraero devem receber 115 mil passageiros no feriadão
- 18/04/2025 13:35 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18/04/2025 11:49 Mega-Sena: Dupla de Páscoa pagará R$ 50 milhões
BUSCAR
