23/11/2024
26ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

30/08/2016 17:15
Economia
Debate discute futuro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte em AL
Evento reuniu instituições, entidades governamentais e empresários para discutir melhorias para o setor
Secretário Helder Lima falou sobre a importância de retomar o FEMPE, como espaço de diálogo com os micros e pequenos empresários / Foto: Jonathan Lins
Agência Alagoas

Um espaço para discutir as demandas do micro e pequeno empresário alagoano, a fim de construir políticas públicas eficientes e com resultados expressivos. Com essa finalidade, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) reuniu, nesta terça-feira (30), instituições, entidades governamentais e empresários no Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FEMPE).



Na ocasião, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, falou sobre a importância de retomar o FEMPE, como espaço de diálogo com os micros e pequenos empresários.

 


“O Fórum é um momento de reconstrução do modelo de MPEs em Alagoas, para alinhar melhor as ações e principalmente dialogar mais com a sociedade. Assim que soube da existência do FEMPE, fiz questão de retomá-lo, porque reconheço a importância das micro e pequenas empresas, afinal elas representam grande parte dos empregos gerados em AL”, afirmou Lima.

 


Atualmente, há 150 mil empresas inscritas na Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), das quais 93% são micro empresas e empresas de pequeno porte. Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-AL, Kennedy Calheiros, as MPEs são formadoras de mão de obra qualificada e incubadoras de grandes negócios.

 



“O melhor local onde se pode adquirir experiência é num pequeno negócio. Todos começam pequenos, para que um dia possam chegar a uma grande corporação. Então essa preocupação do Governo do Estado de retomar o FEMPE e discutir sobre os problemas e soluções para as micros e pequenas empresas é fundamental para que o Estado continue a crescer”, disse Calheiros.

 



O coordenador-geral de Programas de Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Eduardo Weaver, falou com otimismo sobre o caminho trilhado pelas micro e pequenas empresas em Alagoas.

 



“O Estado tem um ambiente institucional que favorece bastante a política exportadora. Vejo com bastante otimismo o debate que se forma em torno das MPEs”, afirmou Weaver.

 



Também participaram do Fórum representantes da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fecomércio, Agência de Modernização da Gestão de Processos (AMGESP) e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA).

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Economia