Notícias
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas encerrou, ontem, sexta-feira (12), treinamento de 30 auditores alagoanos para uso do programa Auditor Eletrônico Nacional, desenvolvido pela Sefaz Minas Gerais e compartilhado com os estados, por meio de convênio de cooperação técnica.
O treinamento foi ministrado pelos auditores fiscais mineiros Nelson Salvador e Nelson Campos, responsáveis pelo desenvolvimento do sistema que busca padronizar, agilizar e simplificar os procedimentos de auditoria, dando ao profissional da área relatórios completos sobre histórico fiscal de empresas para que o trabalho de fiscalização possa ser desenvolvido com mais eficácia.
O programa analisa informações fiscais produzidas por meios eletrônicos, a exemplo da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), o que, explica o auditor Nelson Salvador, dispensa a necessidade de digitação de dados e torna consultas e cruzamentos mais seguros.
De acordo com a gerente de Planejamento da Ação Fiscal e participante do treinamento, Alexandra Vieira, o programa irá, na prática, dispensar a criação manual de planilhas e relatórios.
“A automação das informações por meio do sistema garante que tenhamos acesso a relatórios inteligentes em menos tempo, o que nos permite direcionar nosso trabalho especificamente à análise das informações, buscando inconsistências e planejando melhor nossas ações de fiscalização”, relatou a gerente.
Outros estados como Espírito Santo, Ceará, Sergipe, Maranhão, Roraima, Rio de Janeiro e Tocantins já utilizam a tecnologia.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 18/04/2025 13:15 Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida
- 31/03/2025 11:46 Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
- 20/03/2025 11:16 Taxa Selic e Projeções de Inflação: Perspectivas para 2025
- 19/03/2025 09:57 Reforma Tributária: Isenção do IR e o Impacto na Receita dos municípios
- 10/03/2025 12:12 Mercado financeiro projeta inflação de 5,68% em 2025
BUSCAR
