23/11/2024
34ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

05/10/2016 08:00
Economia
Pais terão que pesquisar para comprar neste Dia das Crianças
Levantamento da Seplag aponta que produtos tradicionais para presentes apresentaram alta nos preços
Para agradar as crianças, pais terão que pesquisar bastante / Foto: G1/Cortesia
Agência Alagoas

Presentear as crianças, neste ano, pode ser um pouco mais salgado que em anos anteriores. A constatação é da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que realizou, por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), coletas de preços dos produtos mais procurados no período que antecede o tradicional Dia das Crianças.



Conforme o levantamento, feito em comparação aos mesmos produtos e período do ano passado, em 2016, os brinquedos são os itens mais demandados, seguidos por produtos de vestuário e calçados, respectivamente. O supervisor de Estudos e Análises da Seplag, Gilvan Sinésio, explica, no entanto, que alguns itens também tiveram reduções.



“De modo geral, percebemos um aumento de 58,63% no preço da bola, principalmente por conta da elevação no seu custo de produção e pela maior procura. Em seguida, verificamos que os jogos de tabuleiro apresentaram alta de 40,09%. Outro produto que também chamou atenção foi a boneca que apresentou, conforme o levantamento, uma elevação de 26,13%”, pontua Sinésio.



Ainda segundo a pesquisa, o grupo de vestuário apresentou um aumento em todos os itens, com destaque para as saias (29,49%), conjuntos femininos (16,45%) e calça masculina (13,92%).



Já em relação aos itens que compõem o grupo de calçados, a pesquisa também explicita o aumento nos itens analisados. As sandálias masculinas, por exemplo, tiveram alta de 21,76%, seguido das sandálias femininas, com 10,23%.



“Em geral, a data é a quarta ocasião mais importante para o comércio maceioense durante o ano, mas, agora, devido à crise econômica na qual estamos, as expectativas do comércio para a ocasião estão mais tímidas. A dica, portanto, é para que os pais pesquisem bastante na hora de comprar o presente e, principalmente, que realizem essas compras em centros mais populares, locais que terão mais chances de descontos”, finaliza Sinésio.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Economia