Notícias
A proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo federal estabelece uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria, com 25 anos de contribuição. O texto apresentado nesta terça-feira (6) prevê uma regra de transição e respeita os direitos adquiridos dos cidadãos.
Pelo texto apresentado pelo governo, a idade mínima de 65 anos e 25 anos de contribuição para aposentadoria valerá para homens com menos de 50 anos de idade e mulheres de até 45 anos.
Os homens com mais de 50 anos e as mulheres acima de 45 anos entrarão em uma regra de transição, com a aplicação de um pedágio de 50% sobre o tempo de contribuição que falta, com base na regra antiga. Ou seja, uma pessoa que ainda precisa contribuir por um ano precisará trabalhar um pouco mais: um ano e meio.
Discussão
As regras só entram em vigor após a aprovação e promulgação da proposta de emenda à Constituição (PEC) pelo Congresso. Se alguém completar as condições de acesso à aposentadoria durante a discussão na Câmara e no Senado, poderá se aposentar com as mesmas regras de hoje.
Para as pessoas que já recebem aposentadorias e pensões, ou que já tenham completado condições de acesso, nada muda. “O primeiro grande princípio [da reforma] é o respeito total a qualquer direito adquirido”, disse o secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano.
Idade mínima
A PEC proposta pelo governo prevê, ainda, a elevação da idade mínima de aposentadoria se a sobrevida do brasileiro, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aumentar.
Atualmente, a expectativa de sobrevida de um brasileiro aos 65 anos está em torno de 18 anos. Se este índice aumentar um ano, a idade mínima poderá aumentar um ano, sem necessidade de aprovar uma nova emenda constitucional. A estimativa da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda é de dois ajustes até 2060.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 15/03/2024 08:56 Entenda as novas regras da declaração do Imposto de Renda
- 13/03/2024 13:15 Boletos pagos até 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia
- 22/12/2023 11:00 Prefeitura de Palmeira inicia pagamento para a folha salarial de dezembro
- 15/12/2023 09:37 Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
- 02/10/2023 08:15 Prefeitura paga nesta segunda (2) créditos referentes ao piso da Enfermagem