31/01/2025
24ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

20/08/2016 16:00
Educação
Escolas de São Miguel dos Campos promovem eventos de iniciação científica
Projetos são voltados a solucionar questões nas áreas ambiental, tecnológica e de sustentabilidade
Trabalhos foram avaliados em seis critérios: criatividade e inovação, aplicação do método científico, profundidade, clareza, pôster e artigo / José Demétrio
Agência Alagoas

Estudantes da Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, em São Miguel dos Campos e na sua extensão, em Roteiro, apresentaram, ontem, sexta-feira (19), o resultado de 22 experiências desenvolvidas por eles nas áreas de Química, Biologia, Matemática e Física, durante a quinta edição da Exposição de Conhecimentos e Tecnologia (Excontec), visitada por centenas de alunos dos dois municípios.



Produção de inseticida orgânico, sabonete antioxidante à base de casca de banana e detergente biodegradável à base de limão, análise físico-química do solo, uso e formas de aproveitamento de resíduos do milho, fabricação de destilador de baixo custo, produções de álcool em gel e aspirador de pó caseiro foram alguns dos projetos expostos pelos alunos, todos obedecendo aos critérios e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).



Segundo o coordenador pedagógico da Unidade, Henrique Azevedo, mais de 80 pré-projetos foram inscritos e apresentados aos professores na primeira etapa da Excontec, em julho deste ano, resultado nesta seleção.



“É muito gratificante poder observar o despertar dos alunos para a pesquisa científica, desenvolvendo seus projetos. Isto é muito importante também para identificação e elaboração de planos para a carreira profissional. São estas percepções que esperamos deles. Este é nosso principal objetivo”, declarou o coordenador.



Os trabalhos foram avaliados por professores das redes estadual e municipais, em seis critérios: criatividade e inovação, aplicação do método científico, profundidade, clareza, pôster e artigo. O resultado surpreendeu os docentes.



“Alguns trabalhos realmente trouxeram propostas inovadoras e as ideias estão boas, assim como a prática. Gostei dos aspectos sobre reciclagem, meio ambiente e desenvolvimento sustentável apresentados. A virtude do projeto é esta, proporcionar a prática da ciência aos alunos”, declarou o professor de Física, Marcos Fabrício Lopes.



Mais ciência – A produção científica na rede estadual de São Miguel dos Campos será apresentada na terça-feira (23), durante a quarta edição do Projeto Científico da Escola Ana Lins, o Proceal, onde os estudantes da unidade de ensino também vão expor seus trabalhos, inclusive novos projetos de robótica, um dos destaques no ano passado.



Para a gerente da 2ª Gerência Regional de Educação (Gere), Fabiana Silva Rocha, a quantidade de alunos participantes e a qualidade apreciada nos trabalhos, fortalecem cada vez mais esta prática nas escolas públicas.



“A cada ano, observamos o aprimoramento dos nossos alunos, pesquisando e apontando soluções para a realidade em que vivem, além de vivenciar a descoberta da ciência na própria escola e na própria comunidade. É encantador”, considerou a gerente.



Os melhores projetos das duas escolas serão selecionados para a etapa regional da Feira de Ciências de Alagoas (Feceal), prevista para novembro deste ano.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação