Notícias
A estudante da Escola Estadual Luiz Bastos, de Canapi, Emily Nunes da Silva é uma das selecionadas como representante para concorrer a fase nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul. Emily está no 2º ano do ensino médio, e após pré-seleção Estadual com o projeto: "Juventude sem Álcool" foi selecionada para a fase final, estando entre os três melhores do estado de Alagoas, quando será eleito o que representará a sua federação na fase final juntamente com estudantes do país inteiro.
A iniciativa, inscrição e orientação para o projeto, partiu do professor de língua portuguesa, João Oliveira de Lima Lopes, que após observar o bom desempenho da aluna e seu interesse por questões relacionadas à cidadania e direitos humanos, viu que a mesma seria uma forte candidata à vaga de Parlamentar Juvenil.
Segundo o professor, esta não é a primeira vez que um estudante da escola teve destaque em um concurso nacional: "Em 2014 o aluno Ozeas Ferreira foi semifinalista da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa, saindo de Brasília com medalha de bronze e este ano temos a aluna Ídia Gerônimo que representará o estado no concurso Jovem Senador, após sua redação ter sido escolhida como a melhor de Alagoas."
A seleção do PJM ocorre por meio de votação e quem pode votar são jovens com faixa etária entre 14 e 18 anos, com vínculo a uma unidade escolar. A votação ocorre entre os dias 30 de outubro e 05 de novembro, para votar é necessário ter CPF e e-mail.
Para conhecer o projeto e o perfil de Emily Nunes, bem como votar na mesma, basta acessar a página oficial do PJM no Link abaixo:
http://pjm.mec.gov.br/candidatos-por-estado/candidatos-al
Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM)
O PJM busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.
O jovem eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.
O principal objetivo do projeto é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal – “O ensino médio que queremos” –, os jovens elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 21/04/2025 06:15 Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões
- 20/04/2025 07:15 Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição até dia 30
- 20/04/2025 06:30 Ifal abre inscrições para nova turma de Mestrado em Tecnologias Ambientais
- 18/04/2025 08:44 Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem finaliza no próximo dia 25
- 31/03/2025 18:00 Samu capacita 31 acadêmicos para o projeto Samu nas Escolas
BUSCAR
