Notícias
Estudantes dos anos finais do ensino fundamental, que compreende do 6ª ao 9ª ano, se reuniram nesta segunda-feira (17) com representantes da 13ª Gerência Regional de Educação (Gere), responsável pelas escolas da parte alta de Maceió para conhecerem mais sobre o grêmio estudantil.
De acordo com os representantes da 13ª Gere, coordenados pela gerente Mônica Sarmento, a ideia é implantar a presença dos grêmios nas 18 escolas públicas estaduais com o ensino Fundamental II.
“O grêmio já foi implantado nas 22 escolas de ensino médio da 13ª Gere e foi um sucesso, agora queremos leva-lo às unidades que ofertam ensino fundamental II. No primeiro momento, estamos fazendo a formação pró-grêmio, onde algumas pessoas participaram de uma comissão para propagar a ideia nas escolas. As pessoas que forem da comissão não poderão participar das chapas”, explica a gerente regional Mônica Sarmento.
A gerente afirmou ainda que “a participação no grêmio é muito importante, pois eles vão poder participar de várias atividades, além de exercerem na prática e conhecer melhor o protagonismo juvenil nas escolas”.
Durante a reunião também foi distribuído um manual de instruções, de como montar um grêmio, suas funções, além de uma sugestão de data para a eleição: 29 de novembro.
Diversos estudantes participantes do encontro já pensam em liderar e compor as chapas nas respectivas escolas. É o caso da dupla Rebeca Santo de Araújo e Érica Amalhia Barros Santos, da Escola Estadual Jornalista Lafaiatte Belo.
"É importante levar opiniões e melhorias para a direção da escola e acredito que o grêmio é peça fundamental para alcançarmos nossos objetivos" diz Érica.
Rebeca também conhece a importância e já pensa em articular a chapa e ficar responsável pelas atividades culturais na escola.
Multiplicadores
Os estudantes Aleff Farias e Nathan Feliciano, ambos da Escola Estadual Moreira e Silva, compõem o grêmio estudantil da unidade de ensino e participaram da reunião. Eles deram uma palestra, para mostrar como a unidade escolar mudou após receber a participação ativa dos alunos.
“A sensação de participar de um grêmio é ótima, além da importância que ele tem. Observamos que podemos transformar coisas simples em um projeto muito maior”, explica Feliciano.
Aleff Farias ressalta que “os alunos entendem melhor os outros alunos, do quê a própria direção, por isso o grêmio é tão importante. Eles podem ver que pessoas assim como eles podem fazer a melhoria, e isso incentiva todo mundo”.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 21/04/2025 06:15 Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões
- 20/04/2025 07:15 Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição até dia 30
- 20/04/2025 06:30 Ifal abre inscrições para nova turma de Mestrado em Tecnologias Ambientais
- 18/04/2025 08:44 Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem finaliza no próximo dia 25
- 31/03/2025 18:00 Samu capacita 31 acadêmicos para o projeto Samu nas Escolas
BUSCAR
