28/04/2024
26ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

16/05/2023 12:30
Educação
Museu Xucurus recebe alunos em comemoração a 21° Semana Nacional dos Museus

 Cerca de 200 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas da rede municipal, participaram nesta terça-feira (16) de uma visita guiada ao patrimônio histórico no museu Xucurus. A ação foi uma parceria das secretarias municipais de Educação e de Cultura e teve como objetivo contar um pouco da história do município, desde a fundação até os dias atuais. Os alunos também puderam visualizar objetos que retratam diferentes momentos históricos do município.

A Semana Nacional de Museus: sustentabilidade e bem-estar, acontece anualmente em comemoração ao dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando diferentes instituições se mobilizam para desenvolverem uma programação especial em prol dessa data. Em Palmeira dos Índios, a programação segue até quarta-feira (17), no Museu Xucurus, com oficina de prevenção e conservação de acervo bibliográfico, inscrições via e-mail: museus.secult.pdi@gmail.com

O Museu Xucurus passou por obras de manutenção e está instalado no antigo prédio da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, fundada entre 1805 e 1879 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, associação religiosa de auxílio mútuo na qual, desde o período colonial, os membros a duras penas, se organizavam para comprar a alforria de escravizados.

Durante o episcopado de Dom Otávio Barbosa Aguiar e a administração do prefeito Minervo Fernandes Pimentel, a capela foi desativada canonicamente para fins religiosos e cedida para sediar o Museu, fundado em 1971 por Luiz B. Torres, Tenente Sinhô, além do primeiro bispo da Diocese de Palmeira dos Índios.

A visita ao museu foi acompanhada pelos técnicos da Semede e professores de cada escola. A mediadora pedagógica do Museu Mara Santos recebeu os alunos e explicou cada peça e a importância de se manter viva a história do município.

Para a secretária de Educação Renilda Pereira, a ação permite aos estudantes novas experiências de aprendizagem. “É importante que os estudantes experimentem todas as possibilidades de aprendizado que a cultura e a história de nossa cidade possam oferecer. Palmeira tem muita história e um acervo muito rico que retratam a nossa história, costumes e cultura”, explicou Renilda Pereira.

 

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação