29/11/2024
30ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

21/03/2018 11:43
Educação
Parceria disponibiliza mais de 700 planos de aula de matemática para professores
Instrumentos gratuitos foram desenvolvidos por cooperação entre a Revista Nova Escola, Fundação Lemann e Google
/ Fonto: Valdir Rocha

Várias instituições respeitadas do país já estão mobilizadas para ofertar à comunidade educacional informações e instrumentos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos precisam desenvolver ao longo da Educação Básica. Parceria entre a revista Nova Escola, Fundação Lemann e Google disponibiliza, gratuitamente, mais 700 planos de aula de matemática alinhados à nova BNCC. A previsão é que este número mais que dobre até o final deste mês.

 

 

 

O acesso aos planos, elaborados por docentes de todo o país é feito por meio do link da Nova Escola www.novaescola.org.br/plano-de-aula/matematica, onde o professor realiza um cadastro simples e gratuito.

 

 

 

Até 2019, a Nova Escola disponibilizará materiais estruturados e gratuitos para todas as disciplinas da BNCC do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Após os planos de matemática, virão os de ciências e os de inglês, com previsão de lançamento para o início do segundo semestre de 2018.

 

 

O superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Suped/Seduc), Ricardo Lisboa, destaca a mobilização nacional para implementação da BNCC, que teve sua construção iniciada em 2015 em todo o Brasil.

 

 

 

“Várias instituições já estão nesse exercício. Essa parceria responde a indagações sobre quais objetos digitais, planos de aula e conteúdos podem ser ajustados para dar conta desse novo documento. “Esse é mais um trabalho formidável desenvolvido pela Lemann e seus parceiros. Outros documentos oficiais devem ser implementados ainda este ano, como é o caso do currículo”, informa Lisboa.

 

 

 

 

A BNCC em Alagoas

 

O superintendente afirma que, em Alagoas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-AL), com as redes municipais, já estão mobilizadas para a construção dos currículos.

 

 

 

“Em Alagoas e em todos os Estados montou-se uma frente de trabalho com o Ministério da Educação, Seduc, e União dos Dirigentes Municipais de Educação para a implementação do novo documento, que vai orientar todas sistemáticas curriculares desenvolvidas na escola”, explica o superintendente.

 

 

 

A documentação da BNCC foi dividida em três etapas de revisão e, a partir das sugestões realizadas, foi aprimorada. As versões finais para a educação infantil e ensino fundamental já foram homologadas. O processo do ensino médio ainda está em andamento.

 

 

Fundação Lemann

 

Uma das mais importantes organizações educacionais do país, a Fundação Lemann também é parceira da Seduc em uma ação que vislumbra melhorias nos índices educacionais alagoanos e no processo de gestão aprendizagem. Dentre as atividades desta parceria está o curso de gestão de aprendizagem ofertado para gestores da rede estadual desde 2016. Neste curso, são discutidas metodologias para aperfeiçoar a gestão escolar, proporcionando melhorias na aprendizagem de alunos.

 

 

Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação