Notícias
Escolas que oferecem o Ensino Fundamental têm uma chance de melhorar o desempenho de seus alunos em Língua Portuguesa e Matemática: até o próximo dia 18, elas poderão aderir o novo formato do Programa Mais Educação para o ano letivo 2017. O Mais Educação é um programa do Governo Federal que propicia a ampliação da jornada escolar associada ao acompanhamento pedagógico destas duas disciplinas.
Em todo o País, o Ministério da Educação vai investir R$ 400 milhões no Mais Educação e pretende alcançar, no mínimo, quatro milhões de crianças e adolescentes. A execução do programa também atende às metas 6 e 7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelecem a necessidade de ampliação da oferta de educação em tempo integral e a melhoria da qualidade do fluxo escolar e da aprendizagem das unidades de ensino públicas.
Neste novo formato, as escolas poderão aderir a duas opções de carga horária complementar a ser oferecida no contraturno das aulas regulares: 5 horas semanais para acompanhamento pedagógico Língua Portuguesa e de Matemática, onde são divididas 2 horas e meia para cada matéria, e 15 horas semanais que podem ser desmembradas em 4 horas para Língua Portuguesa, 4 horas para Matemática e 7 horas para atividades esportivas/culturais.
“Por meio desse novo formato, as escolas poderão inscrever de 20 alunos até o número de estudantes inscritos no Censo. Essas duas opções de complementação de carga horária também possibilitam ampliar o acompanhamento pedagógico”, avalia a coordenadora do Mais Educação em Alagoas, Betânia Moraes.
Benefícios - Nesta segunda-feira (7), gestores da 13ª Gerência Regional de Educação, que abrange as unidades da Alta Maceió e Cepa, reuniram-se com a coordenação do Mais Educação. Na ocasião, eles apontaram os benefícios do programa.
Diretora da Escola Estadual Maria Amália, em Fernão Velho, Taciana Gomes tem uma boa experiência com o programa. Segundo a gestora, os 120 alunos de 1º ao 5º ano inscritos no Mais Educação, obtiveram avanços na aprendizagem e a escola não registrou evasão ou transferência de alunos desde que a iniciativa foi implantada.
“Já fizemos nossa adesão e, em 2017, pretendemos aderir à carga horária 15 horas, divididas entre o acompanhamento pedagógico e atividades como teatro, judô e dança”, adianta.
Cássio Costa, diretor da Escola Estadual Teotonio Vilela, no Cepa e Evângela Machado, diretora da Escola João Paulo II, na Chã da Jaqueira, também elogiaram a iniciativa. “O programa permite tirar a criança e o adolescente da ociosidade e ocupar seu tempo de forma positiva. O Mais Educação nos permitirá fortalecer a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, que costumam ser as disciplinas onde os alunos apresentaram mais dificuldade”, declarou Costa.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 21/04/2025 06:15 Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões
- 20/04/2025 07:15 Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição até dia 30
- 20/04/2025 06:30 Ifal abre inscrições para nova turma de Mestrado em Tecnologias Ambientais
- 18/04/2025 08:44 Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem finaliza no próximo dia 25
- 31/03/2025 18:00 Samu capacita 31 acadêmicos para o projeto Samu nas Escolas
BUSCAR
