Notícias
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as Gerências Regionais de Educação (Geres) iniciaram esta semana uma série de seminários para a socialização dos resultados do Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2015 e das experiências exitosas encontradas nas escolas que tiveram bom desempenho no indicador educacional.
Esta semana, o encontro aconteceu em Penedo, com as unidades de ensino da 9ª Gere e em Maceió, onde a 1ª Gere reuniu escolas da parte Baixa Maceió, Marechal Deodoro e Paripueira. Durante o evento, realizado no auditório do Senai Poço, seis unidades de ensino da capital apresentaram projetos e experiências exitosas: Colégio Tiradentes, Escola Estadual Edmilson Pontes, Escola Estadual Ana Coelho Palmeira, Escola Estadual Professor Luiz Carlos, Escola Estadual de Ensino Integral Rodriguez de Melo e Escola Estadual Marcelo Resende.
“Por meio deste seminário, conhecemos projetos e experiências de escolas que obtiveram bons resultados no IDEB, o que possibilitar uma troca de experiências muito rica, pois, a partir destas exposições, outras unidades podem adaptá-las à sua realidade”, destaca o gerente da 1ª Gere, Roberval Ferreira.
Família e disciplina
Melhor IDEB da rede estadual em 2015 – alcançou o índice de 6.0 – o Colégio Tiradentes de Maceió apresentou algumas ações exitosas da instituição, a exemplo de projetos de leitura e ciência. Na ocasião, o tenente-coronel Carlos Azevedo aproveitou para esclarecer algumas questões relativas ao funcionamento do Colégio.
“Ao contrário do que muitos pensam, o Colégio Tiradentes não é uma unidade voltada exclusivamente para filhos de militares: mais da metade de nossos alunos é oriunda de famílias da comunidade aprovados em nosso processo seletivo e 80% de nossos professores são da rede estadual, não militares”, explica.
Para Azevedo, os bons resultados alcançados pelo Tiradentes são frutos da combinação, hierarquia, disciplina e presença da família na escola. “A cada dois meses convocamos os pais para reuniões e eles atendem prontamente. Nossos alunos também têm uma nota por comportamento”, informa.
Responsável pela comunicação do Colégio, a capitã Regina Carvalho falou da metodologia dos projetos da unidade. “No Projeto Dominando a Ciência, por exemplo, os alunos elaboram uma redação que já os inicia na metodologia do Enem”, conta.
Inovação
Já a Escola Estadual Marcelo Resende, no Sítio São Jorge, alcançou uma pontuação de 4.4 no IDEB dos Anos Iniciais do Fundamental, algo que só era esperado para daqui a dez anos. “Nossa meta para 2015 era de 3.8 e superamos esta estimativa. Atribuo este êxito ao comprometimento de toda a equipe e à constante busca por inovação nas práticas pedagógicas. Até mesmos na comemoração de uma data cívica, procuramos fazer algo diferente”, avalia a diretora-geral Rosana de Lima Santos.?
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 21/04/2025 06:15 Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões
- 20/04/2025 07:15 Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição até dia 30
- 20/04/2025 06:30 Ifal abre inscrições para nova turma de Mestrado em Tecnologias Ambientais
- 18/04/2025 08:44 Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem finaliza no próximo dia 25
- 31/03/2025 18:00 Samu capacita 31 acadêmicos para o projeto Samu nas Escolas
BUSCAR
