15/05/2025
26ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

09/09/2016 18:00
Educação
Sobre Ideb, Renan Filho aponta crescimento na Educação
Estado subiu duas posições no ranking da qualidade de ensino no Brasil
Governador Renan Filho trabalha para que Alagoas fique na 15ª posição / Foto: Valdir Rocha
Agência Alagoas

A política agressiva adotada pelo Governo de Alagoas para revolucionar a Educação no Estado começa a mostrar os primeiros resultados. Esta semana, o Ministério da Educação divulgou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ibeb), referente ao ano de 2015, que apontou um crescimento de 20% na qualidade de ensino dos alagoanos.



No início deste ano, o governador Renan Filho e a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estabeleceu a Educação como prioridade do governo. Os primeiros projetos, implantados ainda em 2015, foram desenvolvidos em tempo hábil para não prejudicar o ano letivo, assim, houve a adoção do ensino em tempo integral em 14 escolas, além de investimentos na infraestrutura das unidades, construção quadras poliesportivas, ações que ratificam a mudança de postura no sistema de ensino estadual.



Para o governador Renan Filho, o resultado apresentado pelo Ideb 2015 é positivo, tendo em vista que, Alagoas teve um crescimento superior se comparado a maioria dos estados do Brasil e a evolução foi perceptível em apenas um ano e meio de atuação das novas medidas. Nas séries iniciais, por exemplo, o Estado cresceu de 3.9 para 4.7 – um crescimento de 20%, em apenas um ano da gestão atual.

 


“É com otimismo que vejo o resultado do Ideb. Éramos o 24° e agora somos 22°. Nós vamos crescer mais, vamos colocar Alagoas nos 15 primeiros estados do Brasil com o que estamos fazendo. São escolas em tempo integral, tiramos a política da Educação, valorizamos os diretores, com mais recursos diretos nas escolas, implantamos a prática de esporte e da cultura nas escolas e assim nós conseguimos avançar muito” destacou Renan Filho, que almeja deixar Alagoas no 15º lugar do Brasil, através das políticas educacionais instaladas desde 2015.



Para o futuro, a percepção do governador Renan Filho é dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora com escolas em tempo integral, mais recursos diretos na escola, valorizando o professor, com a prática de esporte de cultura nas escolas.



Como exemplo positivo, o governador explicou que, com base no resultado do Ideb, a Escola Militar de Maceió recebeu a maior nota do Estado nas primeiras séries e o Ifal nas séries finais da rede pública, por isso haverá o investimento para ampliação dessas unidades de ensino profissionalizantes nas demais regiões alagoanas.



“Se a escola militar é a melhor de Alagoas vamos inaugurar uma em Arapiraca para dar o exemplo lá. Continuaremos investindo em escola em tempo integral, que o nosso presente. O futuro da Educação de Alagoas é melhorar as escolas que não são em tempo integral, valorizar professor, interagir com os alunos. Temos que ampliar a presença do Ifal em Alagoas. Essas escolas federais também vão melhorar o nosso Ideb, porque tem uma outra metodologia que funciona muito bem, vamos ampliar o que funciona e sem dúvida melhoraremos a educação”, garantiu o governador.



Em menos de um ano, 14 escolas da rede estadual adotaram a modalidade de tempo integral, com cursos profissionalizantes. A meta do Governo do Estado é de atingir 50 escolas até o final de 2018.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação