Notícias
O corregedor-geral de Justiça de Alagoas, desembargador Paulo Barros Lima, decidiu conceder 50% de desconto nas taxas de ato de registro do primeiro imóvel. A decisão está publicada na edição desta quarta-feira (22) do Diário da Justiça Eletrônico.
A taxa que vinha sendo cobrada pelos cartórios de Alagoas para executar o registro de imóveis vinha sendo questionada pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Estado de Alagoas (Ademi), que discutiu estes e outros assuntos durante uma audiência realizada hoje.
O estado era o único que não concedia este tipo de abatimento no registro de primeiro imóvel. O deputado estadual Rodrigo Cunha protocolou um requerimento no Tribunal de Justiça de Alagoas e a Corregedoria do órgão revogou a decisão do Conselho Estadual de Magistratura.
Na decisão, o desembargador Paulo Barros considerou a Lei nº 6.015/1973, que estabelece os “emolumentos devidos pelos atos relacionados com a primeira aquisição imobiliária para fins residenciais, financiada pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), serão reduzidos em 50%”. Imóveis adquiridos através de recursos do Sistema, com garantia real de alienação fiduciária, também são objeto da redução legal das taxas de registro.
Desta forma, o corregedor-geral de Justiça decidiu que o desconto incide sobre todas as taxas de registro cobradas, independente do valor financiado pelo SFH.
Caberá ao oficial de registro verificar se o imóvel está ligado ao Sistema de Financiamento e pedir declaração expressa do adquirente que é a sua primeira aquisição para conceder o desconto.
“Os Cartórios de Registro de Imóveis do Estado de Alagoas deverão afixar em seus ambientes, em local visível ao público, de forma clara, a informação relativa ao direito conferido pelo art. 290, da Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973”, diz um dos trechos da decisão.
Fonte: Vanessa Siqueira/CadaMinuto.com
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 31/03/2025 12:08 Projeto de lei propõe pena maior para receptação de celulares roubados
- 31/03/2025 12:04 STF mantém multa por Bolsonaro impulsionar “Lula Flix"
- 12/03/2025 20:12 Justiça condena Hapvida, clínica e médicos após paciente perder virgindade em exame
- 05/06/2024 21:41 STJ decide que amigo de Robinho vai cumprir pena por estupro no Brasil
- 13/03/2024 21:05 Filho de ex-prefeito de Ouro Branco é condenado pela morte de ex-companheira
BUSCAR
