Notícias
O Programa Defensoria no Cárcere iniciará, no próximo dia 23, os atendimentos alusivos à segunda etapa dos trabalhos no Sistema Penitenciário Alagoano. A ação irá ocorrer durante dois dias, finalizando no dia 24 de agosto. Nesta etapa, o programa contará, também, com a participação de defensores públicos das áreas cível e criminal, que estarão na Casa de Custódia da Capital, situada no sistema prisional, realizando atendimento das demandas criminais e cíveis.
“Percebemos, durante a execução do programa em 2015, a recorrência de algumas situações da vida civil que prejudicam o preso e o próprio trabalho desenvolvido pelas unidades prisionais, como a inexistência de registro civil, de documentos de identificação, dificuldades em reconhecer a paternidade de filhos e a falta de formalidade nos vínculos que impedem a realização de visitas, além de algumas demandas na área de saúde. Durante esta etapa, vamos permanecer atentos a todas estas e outras questões incidentais ao cumprimento da pena, que possam otimizar e acelerar a tutela de direitos”, informou a defensora pública e coordenadora do programa, Andrea Carla Tonin.
Em 2015, defensores públicos alagoanos revezaram-se no atendimento a mais de dois mil detentos, que estavam recolhidos no sistema à época. Em 52 dias, a ação resultou na expedição de mais de 700 alvarás de soltura. Além da análise processual, os defensores públicos traçaram um diagnóstico sobre o perfil socioeconômico dos custodiados, iniciativa que servirá para que a Defensoria possa propor melhorias para o sistema e garantirá reflexos positivos a médio e longo prazos.
O Defensoria no Cárcere é um programa desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado, com o apoio da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social, que visa incrementar a atuação institucional dentro do sistema prisional, melhorar o acesso informação da situação processual do preso, levar melhores condições de dignidade no cumprimento da pena e, consequentemente, a paz dentro do ambiente carcerário.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 31/03/2025 12:08 Projeto de lei propõe pena maior para receptação de celulares roubados
- 31/03/2025 12:04 STF mantém multa por Bolsonaro impulsionar “Lula Flix"
- 12/03/2025 20:12 Justiça condena Hapvida, clínica e médicos após paciente perder virgindade em exame
- 05/06/2024 21:41 STJ decide que amigo de Robinho vai cumprir pena por estupro no Brasil
- 13/03/2024 21:05 Filho de ex-prefeito de Ouro Branco é condenado pela morte de ex-companheira
BUSCAR
