30/11/2024
23ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

15/01/2018 12:41
Justiça
Presidente do TJ diz que haverá novo concurso para magistrados em Alagoas
Segundo desembargador Otávio Praxedes, edital será divulgado até o meio do ano
/ FOTO: GILBERTO FARIAS

Antes de empossar 12 novos juízes, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ) de Alagoas, desembargador Otávio Leão Praxedes, revelou que vai se reunir com a assessoria da Corte para discutir a viabilidade de mais um concurso com oferta de vagas para magistrados. O edital do certame deve ser publicado até o meio do ano, segundo o presidente.

 

Praxedes justificou um novo processo seletivo para preenchimento de vagas devido à necessidade ser grande em diversas comarcas. Ao todo, como informou, 18 delas ainda precisam de um juiz titular.

 

Segundo ele, no último concurso passaram 37 candidatos, mas apenas 24 tomaram posse. "É um fato importante na estrutura do Poder Judiciário. Hoje é dia de regozijo, até porque temos a presença de um membro do CNJ [Conselho Nacional de Justiça] conosco. Nesta investidura, estamos contando com o apoio do Executivo em decorrência da questão orçamentária. Passamos por uma crise e tivemos que recorrer ao governador. Este prontamente nos atendeu e elevou o duodécimo do Tribunal, que, mesmo assim, não atende as necessidades por completo", afirmou o presidente.

 


Para o governador Renan Filho, a posse dos novos magistrados é um momento de muita felicidade, já que a posse de novos juízes confere uma Justiça mais célere, garantindo mais direitos à população. "Sem dúvidas, os novos juízes vão trabalhar para ofertar uma Justiça mais ágil em Alagoas", pontuou o governador.

 


Para Valdetário Monteiro, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o momento é de extrema felicidade para o Judiciário. "O CNJ é um órgão de planejamento e a posse é a certeza desse planejamento e da otimização de recursos. A ministra Carmen Lúcia felicita o presidente do TJ e o governador", externou Monteiro, afirmando que "a sociedade precisa de serviços públicos de ponta".

 

 

Ao todo, 14 novos juízes foram nomeados, mas apenas 12 tomam posse nesta segunda-feira (15), porque os demais desistiram em virtude de terem passado em outros concursos. Os empossados, no entanto, seguem para o curso de formação na Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal), que começa a partir do dia 17 de janeiro e segue até o dia 21 de junho deste ano. Em seguida, serão deslocados para as devidas comarcas.

 

 

"Cabe ao Direito zelar para que o pequeno não sucumba em relação ao grande. Tornamos hoje servidores de milhões de alagoanos, e para isso devemos ter o compromisso com todos. O Direito extremamente justo não é Direito, e, para além da tecnicidade, devemos lutar por uma Justiça humana. Enquanto houver uma comarca sem juiz, não ocorrerá a plenitude de justiça. Queremos fazer com que a prestação jurisdicional seja atendida por completo, e os cidadãos de Alagoas podem ter certeza de que faremos o máximo para desempenhar bem nosso papel", disse o juiz empossado Thiago Augusto Lopes de Morais.

 

 

 

Fonte: gazetaweb.com

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Justiça